segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Os 35 anos do Jazz

Não é algo histórico como o debut da banda, mas se tratando de Queen, sempre é um acontecimento grande. Ontem, há 35 anos atrás, era lançado o Jazz, sétimo álbum de estúdio da banda.  Não podemos dizer que o Queen tinha um padrão sonoro, mas se a simplicidade foi uma vertente do News Of The World, disco anterior, isso só se confirmou no Jazz: canções curtas, extremamente comerciais, e que afirmariam ainda mais a grandeza do Queen, junto com o seu sucessor, The Game.

O disco foi gravado na França, pois o Queen queria uma alternativa aos estúdios ingleses, onde o disco sairia com uma alta taxa de impostos, caso fosse feito na terra da rainha. Além disso, também foi gravado em Montreux. Mesmo com o sucesso comercial do disco e da turnê que se seguiu, a imprensa (como sempre) caiu de pau no disco, criticando, como sempre, e falando bobagens como "o Queen pode ser a primeira banda verdadeiramente fascista". Isso tudo porque Roger Taylor sugeriu o desenho da capa, uma pintura que ele encontrou, se não me engano, no Muro de Berlim. Outra curiosidade sobre as capas é que na contracapa, ao invés das músicas que tinham 3:01 de duração aparecerem assim, elas apareciam com 3.1, podendo ser interpretadas como 3:10 também. Proposital ou erro de criação?

Um detalhe que eu considero importante é o aspecto da qualidade da gravação: guitarras 100%, assim como vocais. Baixo e bateria, porém, sofreram com a mixagem. O baixo de Deacon soa muito vazio, sem ganho, e a bateria do Roger parece lata de suvinil. A afinação da caixa nesse disco definitivamente é um desastre. Mas enfim, vamos às músicas.

De início, algo esquisito, parece algum tipo de reza árabe. E é esse o clima da música de abertura. Com palavras em outros idiomas, como persa e árabe, além de inglês e palavras indecifráveis, Mustapha disputa com outras músicas como My Baby Does Me e Cool Cat o troféu de música mais esquisita do Queen. Esquisita, mas uma boa música. E uma das mais queridas dos fãs.

Seguindo, temos o primeiro grande hit do disco. Talvez a letra mais bagaceira do Queen, Fat Bottomed Girls. Uma das melhores do Jazz e de toda a carreira da banda. Rendeu um polêmico clipe onde o Queen faz uma corrida de bicicletas com mulheres nuas, assim como o cartaz que vinha de brinde com o single. Já Jealousy, terceira música, não é nem de longe conhecida como a anterior, mas é uma belíssima música, pra dar uma acalmada nos ânimos. Uma curiosidade interessante é um dos takes de guitarra de Jealousy foi gravado com cordas de piano embaixo das da guitarra do Brian. Por isso aquele som parecido com o de sitar.

Bicycle Race é a quarta música. Dispensa comentários. É o Queen no seu melhor. Curta, mas contagiante. If You Can't Beat Them, a música seguinte, é o Queen nos dando um velho recado: se não pode vencê-los, junte-se a eles. Composta por John Deacon, é mais pesada do que o normal de suas músicas. Ela tem um dos maiores solos do Queen: mais ou menos a partir dos dois minutos, é só instrumental. Fechando o Lado A, temos Let Me Entertain You. Não foi single nem nada, mas foi uma das únicas músicas do Jazz que foi tocada na turnê seguinte, inclusive sendo registrada ao vivo no ótimo Rock Montreal.

Estudiozinho modesto... nada demais
Dead On Time abre o Lado B. Uma das músicas mais do Queen. Mais rápida, mais pesada, mais barulhenta. Enfim. Sonzaço. In Only Seven Days, a exemplo de Jealousy, dá uma acalmada nos ânimos de novo. Apenas mais uma das belas baladas de John Deacon, como Spread Your Wings ou You're My Best Friend.

Eis que chegamos na parte final do disco. A partir daqui, eu sinto que o Queen deu asas à criatividade, mais do que nas primeiras músicas. Primeiro, com Dreamer's Ball, uma espécie de valsa-pop, conduzida magistralmente pela Red Special de Brian. Fun It, em oposição, é uma espécie de pré Another One Bites The Dust. Cantada por Roger e Freddie, traz o primeiro contato de Roger com a bateria eletrônica. À época, uma syndrum. Leaving Home Ain't Easy é daquelas baladas que trazem uma tristeza, característica das baladas do Brian. Algo como Sail Away Sweet Sister ou Long Away.

Eis que surge o maior hit do disco: Don't Stop Me Now. Com seu andamento pra frente e sua alegria contagiante, é uma das músicas que resumem Freddie Mercury. Recomendável para qualquer pessoa, em qualquer idade, em qualquer época. Atemporal. Uma pena que tenha sido tocada

Pra fechar, talvez a música mais fraca do disco. More Of That Jazz oferece, de interessante, o andamento intrincado da bateria, agudos impressionantes de Roger Taylor, que também canta essa música e um flashback das músicas do disco, no meio dessa última (será que é isso que o nome sugere?). De resto, nada demais. Uma boa música, apenas.

Trocando em miúdos, o Jazz é isso. Comercial, mas na medida. É o último disco do "velho Queen". Assim se despedia a banda da década de 70. Após esse, viria o The Game, a década de 80 e os rumos do Queen seriam outros. Os únicos pecados são a ausência de um hit que fosse tocado pelo resto dos shows da banda (como Bohemian Rhapsody, Love Of My Life, We Will Rock You, We Are The Champions, Tie Your Mother Down, até mesmo Another One Bites The Dust ou Crazy Little Thing Called Love).

Sem mais delongas, parabéns a esse clássico!!! Long live to Queen

Nenhum comentário:

Postar um comentário