quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Especial Black Sabbath - #1

          Pois é sete dias pro show do Black Sabbath. Eu pensando no que escrever pensei: Por que não fazer um review dos discos do Ozzy no Black Sabbath?

E aqui estou, então vai ser algo rápido (sqn) porque o tempo é escasso.

Black Sabbath - 1970


Black Sabbath - Certo uma das melhores musicas, clássico absoluto não só do Black Sabbath como do Rock. De resto todo mundo sabe musica com aquele clima de terror bem característico do Black Sabbath. Essa musica é tão Black Sabbath que se tivesse que definir o Black em uma musica seria esta.

The Wizard - Foge um pouco ao estilo do Black Sabbath tem uma pegada mais blues com o Ozzy fazendo uns riffs na gaita.

Behind the Wall of Sleep - Eu sei que e meio chato isso que eu vou falar (e acreditem isso vai se repetir bastante) mas, esse é o grande problema da era Ozzy no Sabbath. Segue o estilo Sabbath de ser riffizinho com Ozzy cantando no ritmo do riff. O que e acho e que ela foi ou mal feita ou uma junção dos riffs que sobraram (muito mais provável já que, o começo possui até um nome especifico "Wasp") , porque não e bem feita a ligação entre as partes da musica e nunca soa muito bem as trocas de riffs. No final tem um solo de baixo que eu juro tem gente que acha que desta musica. Tanto que certos videos que tu acha contém esta parte mas, não pessoal o solo é de N.I.B. e se chama Bassically. Tu sabe disso pelo tom do solo que por acaso vejam, é o mesmo de N.I.B.

N.I.B - A musica valeria só pelo solo do Butler mas, como se não bastasse o solo o Iommi fez um riff sensacional. Pena que a musica apresenta os dois defeitos (para alguns o defeito é o motivo de gostar da musica) crônicos do Black Sabbath, um deles que eu esqueci de citar: A frequente citação do demônio e o Ozzy cantando no ritmo da musica. Não que isso seja um problema mas acaba limitando.

Sleeping Village - Ordem errada trouxa. Não espera depois eu digo o motivo da troca de ordem. Pra mim um dos trabalhos mais geniais do primeiro álbum. Tem varias trocas de riffs sem ter aquele destoamento existente em "Behind the Wall of Sleep". Mas sério genial começa com o Iommi no violão (sendo esta parte chamada de "A Bit of Finger") dando aquele susto na gurizada que não curte o violão do Sabbath (tenho que dizer que algumas viagens do Iommi no violão eu passo) mas, logo depois o clima já muda e já se torna algo bem leve e animado para os padrões Sabbath. E dai pra frente só ouvindo a musica para entender o que digo com genial. Tenho que admitir que um dos motivos de gostar tanto dessa musica é a ausência do Ozzy durante a parte mais pesada da musica.

Obs.: Prefiro muito mais o Ozzy no Sabbath, acho que o Dio combina muito mais com o Rainbow.

Wicked World - Essa musica é sensacional nunca imaginei o Iommi criando uma musica dessas, pelo menos o começo depois acaba virando o velho Sabbath que nos gostamos. Com uma viagenzinha do Iommi no meio que desemboca num solo fantástico. Mesmo com isso tudo a musica e curta tem menos de 5 minutos.

Obs.: Presente apenas na versão Americana

Agora vamos aos covers. (Sacaram a mudança da ordem)

Evil Woman - Como toda boa banda em seu começo de carreira o Sabbath fez seus covers. Ambas melhores que suas originais. Evil Woman é um cover de mesmo nome da banda Crow. Minha musica favorita do álbum. Achei sensacional o Sabbath ter deixado a parte de sopro da musica original, a distorção ajudou muito dando a musica o exato peso necessário e o Ozzy fez o que certo canto bem direitinho, é até engraçado pensar no Ozzy se matando pra da aqueles agudos no meio da musica.

Obs.: Presente apenas na versão europeia

Warning - Cover de mesmo nome do Aynsley Dunbar Retaliation isso é uma pessoa ta não uma banda para ser mais específico é o primeiro baterista do The Jimi Hendrix Experience sim ele é baterista e além de ter tocado com o Hendrix tocou com o Zappa, Bowie e mais uma penca de gente. Enfim, o Sabbath de novo acertou. Botou mais peso, dobrou o tamanho da musica e tiro um pouco do "Boogie" (se assim posso dizer) da musica. Sendo os solos do Iommi, como de costume geniais.

Comentários

É um disco sensacional briga de perto com os outros como melhor álbum do Sabbath. Para mim e o melhor o Paranoid acaba sendo estragado pela musica titulo que é no minimo fraca.

Curiosidades

E impressionante como o titulo das musicas mudou neste álbum (não muda tanto eu que exagerei). A primeira e tradicional é a Europeia:

Black Sabbath
The Wizard
Behind the Wall of Sleep
N.I.B.
Evil Woman
Sleeping Village

Warning

Tem-se também a versão Americana:

Black Sabbath
The Wizard
Wasp / Behind the Wall of Sleep / Bassically / N.I.B.
Wicked World
A Bit of Finger / Sleeping Village / Warning

Obs.:Reparem que na versão americana N.I.B. e Behind the Wall of Sleep são consideradas uma musica, dai a confusão de, a que musica o solo pertence. Vejam também que o mesmo acontece com Sleeping Village e Warning, o porque eu nao sei mas é assim.

O Castle Remaster de 96 é idêntico a versão europeia apenas se é acrescentada Wicked World.


Black Sabbath
The Wizard
Behind the Wall of Sleep
N.I.B.
Evil Woman
Sleeping Village
Warning
Wicked World

E o Remaster da Black Box de 2004 é igual a versão Americana se acrescendo Evil Woman.

Black Sabbath
The Wizard
Wasp / Behind the Wall of Sleep / Bassically / N.I.B.
Wicked World
A Bit of Finger / Sleeping Village / Warning
Evil Woman

Bom era isso fico ate mais completo do que eu esperava eu vou tenta continua amanha mas uma coisa eu prometo ate o show do Sabbath sai toda era Ozzy e dai talvez eu continue. Mas era isso valeu, só pedindo ai pra galera curti a pagina do blog no face tudo mais (vota no 13 na enquete) tudo de bom e ate amanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário