sábado, 15 de fevereiro de 2014

Plágio ou coincidência? (3ª Parte)

Bom, nem eu mesmo imaginava que essa "série" teria uma terceira parte, porque isso não fazia parte dos meus planos. Simplesmente tava ouvindo umas das duas músicas envolvidas e me lembrei da outra.

Pra começar, uma explicação (até mesmo porque essa banda nunca apareceu por aqui antes, mas a partir de agora, talvez apareça algumas vezes). O Duran Duran é uma banda inglesa, formada em 1978, e que ficou famosa nos anos 80 como "fab five": Simon Le Bon no vocal, Nick Rhodes no teclado, John Taylor no baixo, Andy Taylor na guitarra e Roger Taylor (não, não é o do Queen, é um outro Roger Taylor) na bateria.
O som deles é bem legal, apesar de ser muito anos 80, todo aquele New Wave, dos teclados e tal, tem guitarra e - pasmem - tem solos. Seu terceiro disco, Seven and the Ragged Tiger, tem uma das músicas mais conhecidas da banda: Union of the Snake. Com uma mistura bem feita de teclados e guitarra, bem funkeada, por sinal, a música tem o estilo característico da banda. Acontece que no solo, de saxofone, a música fica muito parecida com um hit do David Bowie, lançado alguns meses antes: Let's Dance.

Tá tudo ali, naquele solo. Uma track com percussão, além da bateria, o sax, poucas guitarras, a velocidade das duas músicas são semelhantes. Arrisque uns versos de "Let's Dance" durante o solo de Union of the Snake e perceba como fecha direitinho. E eu tava ouvindo ela esses dias e me dei conta disso. Acredito que não seja plágio (mesmo que a música de Bowie tenha sido lançada em Abril e o disco do Duran Duran em Novembro), mas sim estilos parecidos. Bom, talvez seja só viagem da minha cabeça, mas confiram abaixo.

Tio Bowie tá vendo essa zoera do Duran Duran xD



Nenhum comentário:

Postar um comentário