Stadium Arcadium, Slow Cheetah, Especially In Michigan e Warlocks (2006 - Stadium Arcadium Jupiter)
Se por um lado, é difícil uma música de menos de 10 anos ser desconhecida, por outro o RHCP consegue fazer isso parecer fácil. Só lançar um CD duplo e ignorar algumas músicas ao vivo. Ainda que o Jupiter sofra menos desse mal, foi isso que o RHCP fez aqui. Enquanto Dani California, Snow ((Hey Oh)), Hump de Bump, Charlie e Tell Me Baby são temas conhecidos do grande público, se tornando clássicos, algumas músicas como C'mon Girl, Readymade e 21st Century ficaram pra trás, pois só foram tocadas na turnê do próprio Stadium. Outras foram bem recuperadas pela banda, como Wet Sand, Strip My Mind e Hey, ainda que pouco tocadas, ou então She's Only 18 e Hard To Concentrate, essa última que estreou apenas em 2011 na turnê do I'm With You. Ainda assim, tem músicas que até hoje não foram tocadas ao vivo, e são ótimas.
Ahh, pra quem não sabe, esse é o disco de mais sucesso da banda. Estreou na Billboard em primeiro, sendo o primeiro e único disco dos Peppers onde isso aconteceu, concorreu a 7 Grammys e, se não me engano, levou todos, inclusive o de Melhor Boxset, e Dani California é uma das três músicas na história a estrear em primeiro lugar no Alternative Chart da Billboard.
Fala sério... eles mereceram ganhar esse Grammy do Boxset |
Slow Cheetah - Pega o que eu falei pra Stadium Arcadium e multiplica por 10. Essa é daquelas baladas tipo I Could Have Lied e My Friends, são coisas que o RHCP com o Hillel provavelmente nunca faria, e que com o Josh não são a mesma coisa. Tem o toque do Frusciante. É a única música do Jupiter que nunca teve sequer um tease ao vivo.
Especially In Michigan - Dando um tempo nas baladas, um tema mais funky. Talvez mais puxado pros tempos do Mother's Milk. Conta com a participação de Omar Rodriguez-Lopez, do The Mars Volta, na guitarra solo. Essa o AK deu uma palhinha em 2006, e o Josh e o Chad esse ano.
Warlocks - Ainda mais funky que a anterior, tem um baixo sensacional. Junto com She's Only 18, é a música de menor duração do disco.
She Looks To Me, Storm In A Teacup, We Believe, Turn It Again e Death Of A Martian (2006 - Stadium Arcadium Mars)
Se com Jupiter, onde quase todo o material foi tocado ao vivo, tem músicas esquecidas, aqui o caso é grave: das 14 músicas que formam o Mars, apenas CINCO foram tocadas ao vivo mais de uma vez: Desecration Smile, Tell Me Baby, 21st Century, Readymade e So Much I. De resto, Hard To Concentrate, como dito antes, só estreou em 2011, e a chatíssima If foi tocada apenas uma vez por AK e Flea, enquanto John teve um ataque de pelanca e saiu do palco.
Ainda que as músicas aqui sejam tão boas quanto no Jupiter, talvez até melhores, certamente a banda preferiu colocar no segundo disco as de menor potencial comercial.
She Looks To Me - O principal empecilho dela, assim como da maioria das músicas do Stadium, é o excesso de tracks de guitarra. São casos em que, com uma guitarra só, o som fica vazio. E essa música ficaria extremamente sem graça assim, tipo This Velvet Glove.
Storm In A Teacup - Junto com Torture Me, uma das mais pesadas do disco. Daquelas pra se esfregar na cara de quem acha o RHCP "bandinha da MTV".
We Believe - Efeitos estranhos, guitarras "fora do tempo" e uma intrincada levada de bateria do Chad. Basicamente isso. Além de tudo, é a única música do Stadium que acaba em fade out (se sabe bem que o RHCP gosta mesmo de acabar afu as músicas).
Turn It Again - A música mais longa do disco. Seis minutos e seis segundos, onde mais de dois minutos é puro solo do Frusciante. Aliás, um dos melhores, mais rápidos e viscerais solos do frusça no Red Hot. Rola até uma fritação.
Death Of A Martian - A música dedicada à cadelinha do Flea, que morreu em 2005, tinha que estar aqui, é claro. Principalmente pela linha de baixo sensacional que ela tem. Além disso, o pegajoso refrão e a levada da bateria.
Pra quem não viu, em 2011 eu fiz resenhas sobre o Jupiter e o Mars. Quem quiser saber mais sobre os dois discos, só clicar nos links.
Annie Wants A Baby, Goodbye Hooray, Happiness Loves Company e Police Station (2011 - I'm With You)
Difícil pensar em músicas esquecidas em um disco de 2 anos atrás, então segui o mesmo critério, das músicas pouco tocadas ao vivo. Não incluí Even You, Brutus?, porque acho ela chata. O principal problema do I'm With You (e isso botou até a veracidade das B-Sides dele sob suspeita... será que não foram criadas depois do lançamento do disco?) é o Josh praticamente esquecer de ligar a guitarra. Não tem um riff decente no disco, fica tudo nas costas do Flea. Espero que esse disco tenha sido pro Josh o que o Mother's Milk foi pro Frusciante: o momento da adaptação.
Annie Wants A Baby - Meia-irmã de This Is A Place (quem não sacou, só clicar aqui), tem uma bateria interessante. Quem curte ela bastante é o Chad mesmo... por que será?
Goodbye Hooray - O ÚNICO momento do disco onde o Josh mostra que tem bolas. Resolveu ligar a distorção e aumentar o volume da guitarra, e o resultado ficou do caralho.
Happiness Loves Company - Com Flea no piano e Josh no baixo de seis cordas. Ficou um resultado interessante, mas nada além disso... legalzinha.
Police Station - Uma das maiores músicas do disco. Na minha opinião, a melhor balada entre as três que entraram no I'm With You.
Bom galera, eras isso. Tava pensando agora e não sei se não vou trazer outro Quinta Underground dos Peppers, de bônus, sobre as inúmeras B-Sides que a banda lançou até hoje. Pra quem quiser saber mais sobre as lançadas entre 2012 e 2013, só clicar aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.
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