sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Brincando, brincando, é que se faz um grande clipe

Primeiramente quero dar um alô pros fãs do blog. Já chego me desculpando pela grande ausência que tenho tido, mas entendam-me: férias, viagens, comemorações de fim-de-ano, estudos pro vestibular.... Veio tudo meio junto, mas não se preocupem, que o próximo "Sons da Semana" vai recompensar todo o tempo perdido, buscando retratar todo esse período de correria.

Mas agora vamos ao que importa, como diria o Dante do Devil May Cry: Let's Rock!

Eu ainda estou com várias ideias de publicações para o blog, e muitas delas falam sobre clipes.

Acho que é impossível falar de clipes de qualidade sem falar de Red Hot Chili Peppers.

Pô, os caras tem uma criatividade tremenda, e tão sempre inovando.

Hoje venho falar especialmente de um clipe deles: Dani California, lançado em abril de 2006 e que ficou um bom tempo bombando na quase falecida MTV.

A música, primeiro single do álbum Stadium Arcadium, seria o encerramento de uma trilogia falando vagamente sobre a moça, Dani California, que seria a representação da própria Califórnia, enfim, assunto que abordarei posteriormente em outra postagem ("posteriormente em outra postagem" foi ótimo....).

Agora vamos ao que interessa. O clipe traz diversas referências a bandas que vieram antes do RHCP, como se fosse uma "evolução do rock" até chegar à "perfeição" (que seria eles), ou pelo menos essa é a ideia que ele me passou.

A ideia de parodiar músicas ou artistas (e até mesmo filmes) em clipes não foi única da banda. Diversas outras demonstrações dessa tática são encontradas em todos os estilos de música.

Alguns exemplos de artistas que fizeram isso são Eminem, Lady Gaga, Strike, entre outros.

Bom, agora, terminada a enrolação, vamos ao trabalho. Primeiro, o clipe dos caras:


A primeira referência que aparece é sem dúvida alguma ao eterno rei do rock, Elvis Presley. Não tem muito o que ser falado desse mito, que revolucionou a música e a dança no mundo inteiro. Fiquem agora com Hound Dog e reparem na perfeição dos detalhes até mesmo da roupa copiada pelo Red Hot:


A segunda referência é claramente pro quarteto mais famoso de Londres, The Beatles. A banda que também teve uma célebre recordação feita por Nirvana no clipe de In Bloom (vale a pena procurar), foi lembrada num cenário no mínimo muito semelhante ao de Love Me Do:


A terceira referência é a primeira colorida. Essa mudança foi um dos fatores que me levaram a crer que esse clipe representa uma evolução e tal, definindo a fase final, o Red Hot, como sendo a perfeição. O figurino e fundo colorido (estilo Woodstock)  não deixa dúvidas de que essa homenagem vai para o grande Jimi Hendrix. Então, com vocês, Hey Joe:


Na quarta referência, devo admitir que os caras se puxaram, indo pro mundo do funk. É possível, pela excentricidade das roupas e, inclusive, pela nave espacial no cenário, perceber uma referência a banda Parliament Funkadelic, como é visível em Bring The Funk:


A quinta referência eu cheguei a pensar que fosse Alice Cooper. Talvez o AK até tenha sido um pouco, mas basta olhar para o Flea e concluir que a caracterização dele é uma perfeita cópia de David Bowie no clipe Life On Mars?, confere aí:


A sexta referência não nos permite nem ficar em dúvida. Indo pro movimento punk, eles imitaram a banda inglesa Sex Pistols. A caracterização do AK foi mais uma vez impressionante, e deixo vocês com o maior hit da banda (apesar de achar que na realidade o cenário foi inspirado no clipe de God Save The Queen), com vocês, Anarchy In The UK:


A sétima referência, no momento mais dark do clipe, é obviamente para Marilyn Manson. Essa eu particularmente achei demais. Para representar o americano e sua banda aqui, mando para vocês This Is The New Shit:


A oitava referência feita no clipe é inconfundível também, além de muito engraçada. Seguindo a evolução do rock eles mandaram ver se travestindo como a banda Twisted Sister, então fiquem agora com I Wanna Rock, música de maior sucesso da banda:


A nona (e última) referência do clipe vai para a banda grunge já citada acima, Nirvana. Eles representaram o show MTV Unplugged, que os caras fizeram pouco antes do suicídio do Krusty, o palhaço Kurt Cobain, que deu fim a banda.. Pra vocês curtirem esse momento bem funeral, mando aqui About A Girl:


No fim do clipe eles tiram toda a roupa e começam a tocar pelados as fantasias e tocam como eles mesmos. Aí começam a misturar cenas de todas as bandas que eles representaram, mas finalizam como Red Hot Chili Peppers.

Espero que tenham gostado, passei a madrugada toda editando essa coisa, deveria estar estudando, mas acho que to em dívida por ter ficado tanto tempo sem postar nada. Se discordam com alguma das referências, ou acham que algum banda está errada, deem sua opinião, achei muitas divergências nos sites que pesquisei. Não me esperem tão cedo, mas continuem acompanhando o blog, abraço a todos.

4 comentários:

  1. Errou feio na sétima referência amigo. Na verdade, é o Misfits e não Marilyn Manson.

    ResponderExcluir
  2. Boa matéria, ótimo CLIP, apenas uma observação, pois o Red Hot é uma banda bem antiguinha (1983), já os ouvia na decada de 80, época que o skate começou a ganhar corpo no Brasil, inclusive me lembro de uma matéria sobre a banda na Antiga Resvista Overall. Link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Red_Hot_Chili_Peppers

    Agora vamos ao que interessa. O clipe traz diversas referências a bandas que vieram antes do RHCP, como se fosse uma "evolução do rock" até chegar à "perfeição" (que seria eles), ou pelo menos essa é a ideia que ele me passou.

    ResponderExcluir
  3. A oitava, li num site que seria Poison, na minha mente via Mötley Crüe, acho que pode ser qualquer banda Glam dos anos 80, kkkk.

    ResponderExcluir
  4. eles tbm homenagearam o Iron Maiden em um momento do clipe

    ResponderExcluir