domingo, 1 de dezembro de 2013

No Fim o que Importa é o Talento #1

       Eae galera sentiram minha falta? Provavelmente não mas, vocês não tem escolha o Lima ainda me deixa escrever aqui então o problema é de vocês. Então fiz varias promessas pra vocês, quem ta aqui desde  inicio sabe então vamos começa a trabalhar nessas promessas justo com a última feita um review do Rainbow.
       Então todos sabemos que o Blackmore é um belo fdp (sem ofensa), mas uma coisa é inegável ele é um ótimo guitarrista, e tem uma ótima visão para o mundo da música. Isso se prova desde o Deep Purple, já que foi ele quem sugeriu uma abordagem mais pesada e a contratação de um vocalista descente ("que conseguisse cantar como Robert Plant", isso são palavras dele não fui eu que inventei). Essa visão e talento se prova quando ele pega a banda Elf e a transforma no maravilhoso Rainbow.
       Acabando com a enrolação vamos ao primeiro álbum.


Ritchie Blackmore's Rainbow - 1975



       Com um nome bem pouco egocêntrico o primeiro álbum do Rainbow é ótimo entrando na lista "álbuns dos quais gosto de todas as musicas" é muito bom tendo apenas uma que passa dos 5 minutos (Catch the Rainbow), o que acaba por não o tornar cansativo. Primeiramente vou comentar os integrantes depois dou uma passadinha nas musicas.




Integrantes 
(Importante porque essa porra mudo tanto que é impossível saber de cor)

Ronnie James Dio - Vocal - O maior semi-ladrão da historia da musica (sério depois do Sabbath o Dio sobreviveu basicamente do Rainbow, Black Sabbath e Holy Diver, que é basicamente um plágio de Heaven and Hell um tom abaixo).

Obs.: É brincadeira antes que alguém fique reclame o Dio é um baita cantor. Menos a parte de Holy Diver, sério analisem bem.

Ritchie Blackmore - Guitarra - O autor dessa porra toda.

Micky Lee Soule - Teclados - Nem eu nem a Wikipedia temos informações desse cara.

Craig Gruber - Baixo - Mesma situação do anterior.

Gary Driscoll - Bateria - Importante saber: Ele é, vejam vocês, o antecessor do Cozy Powell.

Músicas

Man on the Silver Mountain - Clássico nada mais se dizer. Se bem que pode se dizer algo sim pra quem toca guitarra e sabe toca Smoke on the Water, Burn e Man on the Silver Mountain, percebe que as musicas são relativamente parecidas. Não estou dizendo que elas sejam iguais, só que uma me lembra a outra (pelo menos na maneira de tocar), o que acontece com certa frequência com o Rainbow.



Self Portrait - Uma das melhores musicas do álbum. Ela não é muito pesada (aliás todo álbum e bem leve) e é muito bem pensada. O único defeito dela na minha opinião é o filha da mãe do Dio repetindo "Down, down, down, down..." é um pouco irritante quando se ouve ela com uma certa frequência.



Black Sheep of the Family - Pra inicio de conversa é um cover, muito melhor que a original diga-se de passagem, um cover do Quatermass (Ai eu pergunto, tu já ouviu fala dos cara? Não, mas o Don Airey já, e já tocou nela também de 94 a 99.E depois o Lima vem me fala que o Cozy Powell é segunda divisão). Bom depois dessa enorme introdução vamos a musica. Ela é boa bem swingada o que a faz bem diferente da original. Basicamente o Rainbow a levou a outro nível. Aproveito pra falar que no Rainbow o Blackmore pegou a mania de usar o slide. No inicio tu até pensa "nossa que genial" mas depois tu enche o saco e quer que o Blackmore volte a fazer solo de verdade.




Catch the Rainbow - Baladinha clássica do Rainbow. Na minha opinião os grandes destaques da musica são o baixo, com uma linha extremamente criativa, e a batera que em certas partes tenta animar a musica. Aqui você também percebe a historia do slide.



Snake Charmer - De longe a mais fraca do álbum, aquela tecladera de fundo não me desce bem. Ela também é um pouco confusa. o que salva a musica é o Pre-Chorus e a passagem pro solo. O solo é bem mediano pro Blackmore.



The Temple of the King - A pura prova de que o álbum não é de Metal. Uma musica inteira sem distorção considero a segunda melhor musica do álbum, talvez por ela destoar um pouco do que estou acostumado a ouvir. Bom não vou estragar a surpresa, ouçam.



If You Don't Like Rock 'n' Roll - Um Rock anos 60 mais complexo. É bem interessante principalmente pelo solo de teclado.



Sixteenth Century Greensleeves - Na minha opinião é a musica que melhor define a sonoridade da banda, essa mistura de rock bem pesado, sem tender ao Metal, e musica clássica.



Still I'm Sad - A melhor do álbum, em minha opinião, até me surpreendi quando soube que era um cover dos Yardbirds. Claro que na versão dos Yardbirds a linha de guitarra é cantada (Não entendeu embaixo vai ter ambas as versões). Outra coisa, essa historia do sino de vaca soando toda a musica não lembra nada a vocês? Claro que sim, And the Address do primeiro álbum do Deep Purple o Paice faz algo muito parecido.




Bom era isso pessoal acredito que domingo que vem sai a postagem do Rising, enquanto isso não se esqueçam de votar no 13 na enquete curtir a pagina do blog no face e comentar o que vocês acham o que vocês querem, sugestões são bem vindas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário