sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Nata do Rock apresenta: Neil Young (Parte 4 - Anos 90/2000 e atualmente)

Bom, não conheço a discografia de Young dos últimos 20 anos como conheço a do começo da carreira, vou falar mais sobre o que eu domino.
A década de 90 rendeu bons frutos para Young, voltando a uma linha mais conservadora e menos experimental, fez alguns discos de rock e o Harvest Moon, sua terceira volta ao folk e ao country. O maior sucesso do disco de 1992 foi a faixa-título. Sleeps With Angels, sucessor, de 1994 é um disco menos conhecido, confesso que nunca ouvi nada dele, é um disco mais ofuscado por estar entre o Harvest Moon e o Mirror Ball.
Aliás, falando em Mirror Ball, lançado em 1995, ele foi o fruto da parceria entre Young e Pearl Jam. Tem alguns sucessos como Song X e Downtown (*_*).
Depois foi a vez de Broken Arrow e Silver And Gold, lançados em 1996 e 2000, sendo seus maiores sucessos Baby What You Want Me To Do e Razor Love, respectivamente.
Na década de 2000 Young já tinha o status de mito, assim como outros nomes do gênero como Bob Dylan. O que isso significa? Bom, primeiro que Young não teria mais problemas com gravadora, qualquer uma gostaria de gravar material dum artista como ele. Segundo que qualquer, QUALQUER coisa que ele lançasse provavelmente seria aclamada. Tem discos clássicos da década de 70 que tem avaliação menor que o Le Noise, seu último disco, aliás, bom material, mas nada superior aos clássicos.
A última passagem de Young em shows pelo Brasil foi em 2001. Esse ano ele será o headliner do festival SWU, que acontecerá em Paulínia no fim do ano. Mas isso é assunto pro final da postagem.
Are You Passionate? , Greendale e Prairie Wind, de 2002, 2003 e 2005, respectivamente, justificam o que eu disse antes. São discos sem um sucesso, exatamente, e no caso do Greendale, com 3 músicas com mais de 10 minutos.
Living With War e a sua outra versão (o In The Beginning), ambos de 2006, retomam o sucesso de Neil Young. Um disco de protesto, indicado a 3 Grammys naquele ano, o disco tem 3 destaques: After The Garden, Let's Impeach The President e America The Beautiful. Lookin' For A Leader foi a música que concorreu ao Grammy de Melhor Performance Vocal.
Chrome Dreams II, de 2007 era para ser a continuação do Chrome Dreams, disco programado para sair em 1977, mas nunca lançado (uma de suas músicas era Like A Hurricane, sucesso do American Stars'n'Bars). Não sei exatamente se esse disco tem algum sucesso, porque tem uma música nele, que é a minha preferida do Neil Young, que é incrível, a já vale pelos sucessos: Ordinary People, uma peça de 18 minutos de duração, no Youtube ela está dividida em Parte 1 e Parte 2.
Seus últimos 2 discos de estúdio lançados foram Fork In The Road, em 2009 e Le Noise, em 2010. Le Noise é um bom disco, apesar de fazer jus ao nome (aquela Les Paul preta barulhenta de Young é uma característica do disco), tem músicas bem interessantes, entre elas Walk With Me, Sign Of Love e Angry World, que concorreu e ganhou o Grammy me melhor performance vocal.
Como já tinha falado, Young vem esse ano ao SWU. Eu falei ano passado que ele já vinha pra edição de 2011. Pois é, eu acertei e errei ao mesmo tempo. Young de fato veio. Mas apenas como palestrante nos fóruns de sustentabilidade do festival, nada de palcos. Esse ano a história vai ser diferente.

Então é isso galera, espero que tenham curtido. Pra quem perdeu alguma parte, tá aí os links das partes 1 - 2 - 3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário