segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Parabéns aos Ilustríssimos : Elvis Presley e Jimmy Page


Como um foi ontem e o outro hoje, resolvi postar junto.

Ontem seria o aniversário de 77 anos do eterno rei do rock, Elvis Presley. Nascido em 1935, Elvis era caminhoneiro nos primeiros anos. Foi quando, em Julho de 1954, Elvis gravou de forma experimental duas canções, que fizeram parte do seu primeiro single: That's All Right, Mama, e Blue Moon Of Kentucky. Nascia o Rock'n'Roll, com seu primeiro gênero, o Rockabilly.
O resto é história, Elvis virou um sucesso meteórico. Vários e vários singles no topo das paradas, shows em todos os lugares, histeria feminina, vários recordes quebrados, dentre outras coisas. Seu show no Havaí, por exemplo, o primeiro por via satélite, foi transmitido por vários países, sendo assistido por aproximadamente 14 milhões de pessoas.
Apesar disso, esse sucesso e fama mexeram com Elvis. No final da vida, teve vários problemas de saúde (Elvis morreu pesando 116kg), os quais o fizeram dependente de medicamentos. E mesmo assim, sua voz estava cada vez melhor, como diziam críticos e fãs da época.
Podemos até achar que Elvis e Led Zeppelin não têm nada a ver, mas o Zep foi prestigiar um show do rei no começo da década de 70, em Los Angeles. Um dos vários shows antológicos de Elvis na década de 70.
O último show de Elvis foi dia 21 de junho de 1977, menos de 2 meses antes de dua morte. Unchained Melody foi a última música tocada por Elvis ao vivo.
Elvis morreu de ataque cardíaco, em 16 de agosto de 1977, deixando um legado valiosíssimo pra música e milhares de fãs.

Como disse no começo da postagem, o aniversariante de hoje é outro, Sir James Patrick Page, nascido em 9 de Janeiro de 1944, em Heston.

Jimmy é um dos maiores guitarristas de todos os tempos, uma influência enorme aos guitarristas que vieram depois. Tocou no Yardbirds, juntamente com Eric Clapton e Jeff Beck. Quando o Yardbirds se dissolveu, Page recrutou alguns nomes novos para seu New Yardbirds, que tinha shows a fazer, por contrato. Esse músicos eram nada menos que John Bonham, Robert Plant e John Paul Jones. Depois desses shows eles passaram a se chamar Led Zeppelin e o resto é história.

Page possui um estilo bem definido, sempre fez um hard rock de qualidade, dentro do Led Zeppelin ou fora dele. Uma mente brilhante, capaz de criar riffs antológicos como Whole Lotta Love e solos poderosos como o de Stairway To Heaven.

Por isso os parabéns a essas duas lendas do rock, e que Page ainda faça muita coisa boa nesses próximos anos de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário