segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Nata do Rock apresenta: Neil Young (Parte 2 - A fase depressiva)

Como havia dito na primeira parte, o primeiro indício da fase depressiva de Neil Young, que se estendeu de 1973 a 1976, basicamente, foi na letra de The Needle And The Damage Done.
O primeiro acontecimento que levou Neil Young a isso foi a morte de Danny Whitten, guitarrista amigo de Young, por overdose de heroína (The Needle And The Damage Done fala justamente sobre ele), e Bruce Berry, seu roadie, também por overdose de heroína.
Como se não fosse suficiente, o primeiro filho de Young nasceu com paralisia cerebral. Logo depois Young, diabético e que já havia tido poliomelite durante a infância, passou a ter ataques epiléticos, o que o deixou receoso quanto a fazer shows, pelo efeito que as luzes podiam causar sobre ele. 
Após isso, seu segundo filho nasceu também com paralisia cerebral, ainda mais severa que o primeiro, e sua esposa descobriu uma rara forma de câncer no cérebro. Vale ressaltar que Neil havia se separado havia pouco tempo.
Todas essas catástrofes que aconteceram com  pouco intervalo de tempo foram o ponto de partida para a trilogia de discos mais sombria, densa e pesada da carreira de Neil Young, talvez da música em geral.


Time Fades Away - 1973


Logo após o grande sucesso de Harvest, Young lançou um disco cru, pesado, gravado ao vivo, sem "máscaras". Time Fades Away é um disco de músicas inéditas, todas gravadas ao vivo. É um disco mais marcado pela morte de Danny Whitten. Young chegou a  dizer que esse álbum foi a pior digressão de sua vida. Destaque para Last Dance







Tonight's The Night - 1975


O disco mais sombrio de Young. Os temas principais são o seu divórcio, os problemas com drogas e a morte de Bruce Berry, citado na faixa-título, que inicia e encerra o disco. Destaque para Mellow My Mind, onde Young vomita seus sentimentos enquanto esgota sua voz, entre diversas "desafinadas".






On The Beach - 1974





O disco mais melancólico e depressivo de Neil Young. Sua capa já reflete tudo: Young, sozinho, de frente para a praia. de costas para uma mesa com duas cadeiras e um carro enterrado na areia. O disco possui ótimas canções, como See The Sky About To Rain, a faixa-título e os três blues, com destaque para Ambulance Blues, 9 minutos de uma narrativa de toda a desgraça que Young sofreu e estava sofrendo.






Após os três discos, Neil Young superou as dificuldades, e retornou ao seu estado habitual, não sem deixar à humanidade o legado de todos os problemas pelos quais passou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário