segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Nata do Rock apresenta: Neil Young (Parte 1 - Início da carreira)

Pois é, um mito que só apareceu num vídeo da minha primeira postagem. Então hoje e talvez em mais algumas postagens, vou falar mais sobre ele. Neil Percival Young, nascido em 12 de Novembro de 1945 em Toronto, Canadá, começou cedo a carreira. Young é um artista realmente eclético, indo da música country até um estilo mais hard rock, com guitarras sujas e solos pesados, passando pelo folk e até rockabilly.
Sua primeira banda foi o The Mynah Birds, de 1966, mas foi com Stephen Stills e o Buffalo Springfield, a banda formada pelos dois que Young começou a fazer sucesso. Com o fim do Buffalo Springfield, Young resolveu seguir carreira solo com o Crazy Horse, que é sua banda de apoio.
Lançado em 1968, o primeiro disco, intitulado Neil Young, foi bem recebido pela crítica. É um disco de, basicamente, folk rock. Neil ia começar a ter temáticas e melodias mais pesadas a partir de sua fase depressiva, tema da próxima postagem.
Everybody Knows This Is Nowhere, o segundo disco, lançado em 1969, traz um Neil Young um pouco mais pesado, com o uso de guitarras distorcidas. Esse disco tem ótimas músicas, como Cinnamon Girl, Down By The River e Cowlgirl In The Sand. After The Gold Rush, de 1970, e Harvest, de 1972, também são considerados "masterpieces" de Neil Young, clássicos absolutos. Recomendo os dois.
The Needle And The Damage Done, penúltima música do Harvest, é considerada o início da fase depressiva do Neil Young. É uma música com um tema pesado, ela fala sobre a morte de um amigo seu pelo vício em drogas.

Semana que vem vai estar aqui no blog a segunda parte dessa postagem e também o Douglas vai postar a próxima parte da lenda Paul Is Dead.

Um comentário: