segunda-feira, 5 de março de 2012

Parabéns ao Ilustríssimo : John Frusciante

Pois é galera, coincidentemente no dia que Look Around, o terceiro single do I'm With You, disco lançado ano passado pelo Red Hot Chili Peppers, é lançado, um ex-integrante da banda está de aniversário... Coincidência ou "presente de aniversário" dado pelo Anthony Kiedis?
Mas enfim, hoje é dia de John Anthony Frusciante, simplesmente o melhor guitarrista que já passou pelo RHCP. Frusciante nasceu em 5 de Março de 1970, em Nova Iorque. Com 12 anos, Frusciante se mudou para Los Angeles (diga-se de passagem, manobra fundamental do destino para que ele conhecesse o RHCP). Com 7 anos já tinha aprendido a tocar guitarra. Com 9 já sabia tocar várias músicas de Jimi Hendrix, fato que o ajudou a gravar algumas demos aos 14 anos. Frusciante viu o RHCP tocar ainda adolescente, e virou um fã de carteirinha do grupo, aprendendo a tocar todas as músicas dos três primeiros discos.
Em 1988 Hillel Slovak, guitarrista do grupo, morre de overdose. Jack Irons, o baterista, resolve deixar o grupo. Flea e Anthony Kiedis resolvem tocar o barco mesmo assim, e, numa jam com Flea e D.H. Peligro, baterista dos Dead Kennedys e amigo de John, Flea ficou impressionado com o talento do jovem guitarrista e , com a aprovação de Anthony, ele estava agora no RHCP.
Entre 1988 e 1992, o tempo que ficou na banda na primeira passagem, Frusciante gravou 2 discos: o bom Mother's Milk, e o mais magaputaqueparível da banda, o Blood Sugar Sex Magik. Apesar disso, o sucesso incomodava Frusciante (ele não teve cabeça pra lidar com o sucesso, meio Kurt Cobain), e resolveu sair da banda no final de 1992, em plena turnê mundial pra promover o Blood Sugar Sex Magik. Frusciante dizia que vozes o recomendavam a sair da banda e se drogar.
E ele fez isso. Muito. Entre 1993 e 1997 foi o período mais sombrio da vida de Frusciante. Nessa época ele esteve à beira da morte. Na turnê do Blood Sugar Frusciante já usava maconha (e possivelmente "otras cositas más"), mas nessa época, a coisa saiu do controle.
Frusciante, por exemplo, sem mais dinheiro, pois havia gastado todo em droga, gravou seu primeiro disco solo em 1994, Niandra Lades And Usually Just A T-Shirt. Como achava que ia morrer logo, lançou como disco duplo, tanto que as músicas do segundo disco, Usually Just A T-Shirt, são sem título. Ele mesmo afirmou mais tarde que lançou o disco apenas para conseguir dinheiro para comprar drogas, assim como o Smile From The Streets You Hold, de 1997.
Então Anthony Kiedis e Flea resolveram salvar o amigo (bem como o RHCP, que apesar de ter feito um bom disco com Dave Navarrosca, não fazia o mesmo sucesso e estava fadado ao fracasso. Compraram uma guitarra (sim, ele tinha vendido todas pra comprar droga) e foram visitá-lo na clínica de reabilitação. Frusciante provou que estava curado e de imediato era novamente o guitarrista do RHCP. Para se ter uma ideia de quão perto da morte Frusciante esteve, tiveram que extrair todos os seus dentes, pois se o não fizessem, ele morreria de infecção.
Então, na segunda passagem pela banda, Frusciante gravou mais 3 discos: O aclamado Californication, o ótimo By The Way e o incrível Stadium Arcadium *-*. A cada disco Frusciante mostrava uma evolução, passando de "guitarrista medíocre que cagava todos os solos" em Californication, a "Deus da guitarra supremo, que faz coisas incríveis" no Stadium Arcadium.  Durante essa segunda passagem pelo RHCP Frusciante resolveu fazer novamente discos "audíveis" na carreira solo.
Porém, em 2009, dois anos depois do fim da turnê do Stadium Arcadium e, consequentemente, das férias do grupo, o RHCP resolveu voltar a produzir e fazer shows. Porém Frusciante, que por pura bichice, na minha opinião, se sentia "deslocado do grupo", resolveu largar a barca. Quem assumiu foi Josh Klinghoffer, que já havia trabalhado com John na carreira solo e também havia sido o guitarrista de apoio na Stadium Arcadium Tour.
Desde então Frusciante sumiu, pra variar recluso. Foram divulgadas duas fotos recentes dele que mostram que, felizmente, ele não voltou pras drogas, só é esquisito mesmo. Só o que se sabe é que talvez ele apareça na indicação do RHCP no Rock And Roll Hall Of Fame, em Abril. Esperamos que aconteça.

Alguns vídeos pra comemorar

Suck My Kiss:

Californication:


By The Way:
Tell Me Baby:


No mais, parabéns ao mestre, e de presente de aniversário, vou deixar a mesma coisa que o Anthony Kiedis deixou: o clipe de Look Around.

Nenhum comentário:

Postar um comentário