terça-feira, 27 de março de 2012

Jimmy Page: Gênio ou plagiador? (Parte 1)

Galera, pra começar quero me desculpar porque sei que a frequência das postagens do blog caiu (e a qualidade também). Eu ando sem tempo, bem como meus colegas de blog (e de colégio também :P), e ando escrevendo sozinho ultimamente, mas sempre mantendo o blog firme e forte. Só pra avisar, mais pra frente o André vai fazer um review do show do Roger Waters em Porto Alegre (sim, ele foi no show e eu não, sem grana é foda ¬¬), talvez saia até o fim da semana.
Enfim, voltando à postagem de hoje, antes que os fãs xiitas de Zeppelin venham atirar pedras em mim, eu estou dando a MINHA OPINIÃO sobre o assunto, que já foi comentado várias e várias vezes por aí, e é baseado num vídeo, então não tem necessidade de dizer "ahh, isso é inveja, faz melhor que ele" e coisa do tipo.
Fazendo uma breve introdução pro vídeo, não são poucos os que consideram Jimmy Page um dos melhores guitarristas que já pisaram na Terra. Eu mesmo partilho dessa opinião. Quanto à técnica, QUANDO ELE NÃO TAVA CHAPADO, ele era um dos melhores mesmo. Agora, como compositor, não sei se ele era lá essas coisas.
Nesses 3 vídeos que eu vou trazer pra vocês na série de postagens, é bastante claro que o maior número de "plágios alegados" vêm dos primeiros 4 discos da banda, quase sempre considerados os melhores. Claro que o Zeppelin tinha ótimas músicas próprias, mas algumas que são consideradas plágios também estão nesse grupo. Então abaixo vem o vídeo e eu vou dando a minha opinião sobre cada música que está nele (relembrando que o chamado plágio é quando são copiados 8 compassos da melodia ou letra da música).


Nesse vídeo ficaremos só no Led Zeppelin I, na próxima postagem virão os outros vídeos.Quanto as músicas:

- Babe I'm Gonna Leave You - No começo foi relativamente honesto, pois creditava como letra e arranjo tradicional (apesar de ter autor conhecido), mas depois se lia nos créditos como arranjo e letra por Jimmy Page. No caso, se pode ser considerado plágio, são nas fabricações mais recentes, com esse encarte diferente.

- Black Mountain Side - Plágio descarado. A música é EXATAMENTE igual ao cover de Bert Jansch de Black Waterside, mas nos créditos está como "Music By Jimmy Page".

-Dazed And Confused - Apesar de parecer diferente da versão de Jake Holmes, a melodia é sim a mesma, o que é um pouco diferente é a letra. Como não foi creditado, plágio também. E o que é pior, Jimmy Page alega que nunca tinha ouvido a música, mesmo tendo Jake Holmes aberto os shows do Yardbirds, na época que Page era o guitarrista, inclusive.

- How Many More Times - Nessa o Page se superou, plagiou umas 3 músicas pra fazer ela inteira... mas analisando a fundo a gente vê que não é bem assim. As músicas que supostamente Page Plagiou são as seguintes:
- How Many More Years (Howlin' Wolf) - Apesar do nome ser bem parecido e de Page ter se baseado nela para criar How Many More Times, é exatamente essa a questão: se basear NÃO é plagiar. Influência é diferente de plágio, por isso eu não considero plágio da música original do Wolf.
- The Hunter (Albert King) - Plágio. ROUBO. DESCARADO. Uma estrofe inteira roubada, sem crédito dado a King.
- Beck's Bolero - Mais um roubo, e esse tem agravantes, porque Page fez a rhythm guitar da música, e não só a roubou para HMMT como também roubou a melodia junto.

- Communication Breakdown - Viagem do criador do vídeo, mais uma vez não houve plágio, e sim influência.

No vídeo, o criador diz que apenas Good Times Bad Times e Your Time Is Gonna Come são 100% originais do Led Zeppelin no primeiro disco. Eu não concordo, acho que Communication Breakdown também pode ser considerada original. Apesar disso, na hipótese mais otimista, 15 minutos de música própria (considerando alguns riffs originais do Page, de outras músicas do disco) é pouco para um disco de estreia, considerando que os outros 30 são de plágios ou covers ou, numa visão mais otimista, "empréstimo de qualidade". Enfim, plágio ou não, o negócio é ouvir sem preconceito, é um baita disco e ponto final.

É isso aí galera, na próxima postagem trarei mais um vídeo e farei alguns comentários sobre as músicas dele. Valeu!!!

6 comentários:

  1. Agora vamos combinar as musicas do Led Zeppelin eram 500 vezes melhores que a desses americanos.

    ResponderExcluir
  2. bob dylan, pink floyd, o proprio hendrix foram plagiadores... porem ele nao apenas tocavam as musicas de alguns outros compositores mas sim davam uma outra visão, uma continuidade , uma versão complexa de mais + pro psicodelismo da epoca... muitos olham essas atitudes de bandas como o led e enxergam uma falta de carater, quando na verdade eles tinham era excesso de personalidade !

    ResponderExcluir
  3. Bicho, quem nunca ouviu uma música e depois ficou com ela na cabeça ?
    Imagina agora os músicos enfiados em quarto ou em ônibus na estrada por noites a "fil" com várias e várias músicas rolando em suas cabeças ....
    querendo ou não acaba saindo algo parecido mesmo....ou até mesmo igual.
    O que sei é LED ZEPPELIN E OUTROS SÃO MUITO FODAS NO ROCK'N ROLL, E SE NÃO FOSSE ELES OQUE SERIA DE NÓS .....
    LONG LIVE ROCK 'N' ROLL

    ResponderExcluir
  4. Cara antigamente não era bem essa coisa de plágio...Cada um dava sua 'versão' da música, da maneira que achasse mais apropriada.E além de que se eles estragassem de alguma maneira essas musicas, mas não...Plagio ou não elas ficaram ótimas...

    ResponderExcluir
  5. Ainda bem que não apareceu daqueles fãs mais exaltados que já iam me xingar xD mas é como eu falei na postagem, o negócio do Led Zeppelin é ouvir os discos sem esse preconceito.
    Se eu decidisse o que ia ou não ouvir pelo fato de ser um plágio, nunca mais ouviria blues, por exemplo, porque a melodia não pode fugir muito daquele padrão, senão certamente não é um blues. E o Led Zeppelin era composto só por músico foda, isso que fazia a mágica do grupo. Eles davam outro feeling pras músicas, geralmente melhoravam elas... só esqueciam de dar crédito ao autor auhsuhaushauhsa

    ResponderExcluir
  6. Eles eram muito plagiadores,acredita que usavam as mesmas notas que varias outra bandas rsrsrs

    ResponderExcluir