quarta-feira, 7 de março de 2012

O I'm With You tem bons singles?

Já faz um tempo que eu tenho observado vários fãs de RHCP comentando, concordando ou discordando sobre as escolhas dos singles do I'm With You. Dá pra entender, o I'm With You não é um disco que tenha aquele som unânime, que todos curtam. Cada um tem a sua opinião e elas são muito variadas.
Já vi gente dizendo que The Adventures Of Rain Dance Maggie é a pior música do disco, assim como tem gente que diz que Even You, Brutus (que na minha opinião é a pior do disco) é uma das melhores, senão a melhor. Eu, por exemplo, acho a primeira metade do disco infnitamente superior à segunda, assim como tem muita gente que pensa exatamente o contrário.
Então, agora que foi a bela balada Brendan's Death Song foi confirmada como próximo single, eu resolvi ouvir todo o disco de novo (mais uma vez...) e avaliar o potencial de single das músicas, seja pela duração, pelo apelo comercial ou simplesmente por ser uma música boa, e avaliei de 1 a 10. E eis o resultado (segue link de todas as músicas, fora os clipes, que vão ter os vídeos mesmo disponíveis pra quem quiser avaliar):

Monarchy of Roses - 4 (só uma parte da música é boa pra single, aquela introdução só rola pra quem quer ouvir mais a fundo o disco)
Factory of Faith - 7 (apesar de achar que falta alguma coisa, que é incompleta, é uma boa escolha, tem um baixo marcante)
Brendan's Death Song - 6 (uma balada, bem bonita, mas é longa pra ser só mais um single (em vez de "o single), e que vai sofrer um corte violento pra tocar nas rádios)
Ethiopia - 9 - É a música do poser no disco, essa todo mundo conheceria, "E l o l e l a" é uma coisa fácil de lembrar, como, guardadas as proporções, "Give It Away³ now" ou "Hey Oh, listen what I say, oh". Seria o single de maior sucesso.
Annie Wants a Baby - 4 - É boa, mas não serve pra single. Não tem potencial comercial. Além disso é bem parecida com This Is The Place, do By The Way.
Look Around - 9 - É a música do poser². O que foi dito em Ethiopia vale aqui também, "Look Around, Look Around, Look Around"  ~clap clap~ é o refrão mais grudento do disco. 
The Adventures of Rain Dance Maggie - 8 - Dançante. Foi uma escolha certa pra primeiro single
Did I Let You Know - 7 - É uma boa música, e tem clima tropical, foi uma boa escolha pra single brasileiro exclusivo.
Goodbye Hooray - 7 - É uma ótima música, mas não sei se é comercial suficiente para ser single.
Hapiness Loves Company - 4 - Não serve pra single, é boa só pro disco.
Police Station - 9 - Meio longa (como o final é enrolado, sofreria um corte), mas é uma balada quase tão boa quanto Brendan's. Por que tem uma nota mais alta? Simples, ela tem mais cara de single que Brendan's.
Even You, Brutus - 2 - Não é comercial, não combina com o disco é não é uma boa música. Só seria single se o RHCP quisesse fazer uma grande extravagância.
Meet Me At The Corner - 7 - Apesar de ser a única balada que tem duração pra single, é a mais fraquinha das 3, mas ainda assim é uma boa música. 
Dance, Dance, Dance - 4 - É uma música que, se tiver na vibe do disco, a pessoa curte. Mas não é música pra se ouvir toda hora, não é à toa que ela é a última música do disco, soa quase como última opção ou falta de opção. Não tem cara de single.

Essa foi a conclusão que eu cheguei. Se eu pudesse decidir os singles que o disco teria, os meus seriam os segunites:

1 - The Adventures Of Rain Dance Maggie
2 - Look Around
3 - Goodbye Hooray
4 - Did I Let You Know (exclusivo no Brasil)
5 - Police Station (resto do mundo, lançamento simultâneo com Did I Let)
6 - Ethiopia







Quem tem uma opinião diferente (provavelmente todo mundo :P), eu ficaria agradecido se mostrasse ela nos comentários, pra ver quais são os singles ideais em outras opiniões. Valeu galera!!!

Um comentário:

  1. Minha sequência:

    1- The Adventures of Raindance Maggie
    Por que a 1ª? Foi a melhor escolha, tem um bom refrão e como vc mesmo diz, é dancante.
    2- Factory of Faith
    Riff marcante,torna-se coro nos shows do Peppers.Deveria virar single posterior ao Raindace Maggie para manter o embalo "festivo"
    3- Police Station
    Melhor balada do disco disparado.Aproveitando o amadurecimento dos Peppers e a indicação para o Rock Roll Hall of fame cairia como uma luva como Snow caiu quando foram 4 vezes premiados ao grammy em 2007.
    4- Look Around
    Pra fechar com chave de ouro o disco como o ultimo single mundial com toda a vibe e do peppers e refrão grudento.também serviria para dar um gostinho de quero mais para a banda.

    Outros- Talvez após todos esses singles mundiais poderiam surgir alguns regionais como aconteceu no Brasil com "Did you let know".Entre o proprio single brasileiro incluiria também "Monarchy of Roses" e "Good Bye Hooray".

    ResponderExcluir