sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Resenha #2: Red Hot Chili Peppers - Stadium Arcadium (parte 2)


Bom, hoje eu vou falar sobre o segundo disco do Stadium Arcadium, o CD duplo de estúdio lançado em 2006 pelo Red Hot Chili Peppers, e o último com John Frusciante na banda (pelo menos por enquanto...).

Mars, o segundo disco, é muito bom também, apesar de ter como música conhecida apenas Tell Me Baby. Logo quando eu ouvi da primeira vez, achei ele até superior ao primeiro disco, Jupiter, mas são mais ou menos equivalentes. Mars é um pouco mais pesado, isso é certeza.


Quanto às músicas, o disco até começa mais calmo, com Desecration Smile, que tem um instrumental bem legal. Tell Me Baby, o hit do segundo disco, e a música seguinte, começa calminha, parece música pra criança dormir, mas depois fica animada, tem bastante groove, bem ao estilo do Red Hot. 


Hard To Concentrate, a terceira música, tem um ritmo incomum pro Red Hot, pelo menos da época, já que tem algumas músicas do novo disco, I'm With You, que são bem semelhantes.
A quarta música é 21st Century, bem dançante até o refrão, daí fica bem Red Hot, e tem um baixo incrível. Logo após vem She Looks To Me, que tem uma melodia bem trabalhada, e é mais calma.
E então vem a maior injustiça do Stadium Arcadium. 

Readymade é simplesmente a MELHOR MÚSICA do segundo disco. Tem um peso como não se via no Red Hot há anos. É cadenciada, tem várias trocas de ritmo, simplesmente perfeita.
Após Readymade, vem If, uma música fraquinha, dispensável. Não gosto mesmo. Make You Feel Better, a oitava música, possui os vocais típicos de Anthony Kiedis, mas não acho essa música tão "Red Hot" assim.

Depois Animal Bar, que começa melódica, calma, mas dá uma animada depois, retoma a qualidade das primeiras. So Much I, a décima música, é mais pesada, bem rápida, e uma das melhores do disco, mas como está mais pro final, não é muito conhecida. A música seguinte tem uma guitarra característica de John Frusciante e do Red Hot, assim como o resto da música. 

Storm In A Teacup tem o groove das antigas da banda, poderia estar tranquilamente num disco como Blood Sugar Sex Magik. We Believe é uma música mais complicada de se ouvir, tem uma bateria muito intrincada, cheia de contratempos, mas vale a pena tentar.

A música seguinte, Turn It Again, é a maior do disco, com 6'06''. Destacam-se nela o baixo de Flea e a guitarra de Frusciante. Para fechar o disco vem Death Of A Martian. Nada demais, audível. Acho que Mars merecia um fechamento mais digno, com uma música mais forte e marcante, como Readymade.



O segundo disco também é bem bom, pra mim é nota 8.

Uma curiosidade: O Stadium Arcadium, ou o Red Hot, no caso, ganhou o Grammy de 2007 pelo Melhor Boxset do ano. Agora olhem para a imagem abaixo e entendam o porquê...




Primeira parte da resenha: http://natadorock.blogspot.com/2011/11/resenha-1-stadium-arcadium-parte-1.html

Um comentário:

  1. Ótima resenha... muito detalhada e rica. Não é cansativa como muitas por aí. Parabéns.
    Quanto ao RHCP eu comecei a curtir a banda pelos discos mais novos, veja só... do contra...kkk
    Mas curto muito também todos os discos mais velhos. O stadium arcadium assim como o by the way pra mim são sensacionais mas citando um top 5 ficaria:

    1 Stadium Arcadium
    2 By the way
    3 BSSM
    4 Mothers Milk
    5 One Hot Minute.

    Enfim... Res Hot é foda.
    Mais uma vez parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir