terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Rock Alemão (Parte 1)

Sou novo aqui no blog, então decidi postar primeiro sobre uma banda que provavelmente todos conhecem, pelo menos de nome. Os Scorpions, da cidade de Hanôver, no norte da Alemanha, foram a primeira banda de hard rock formada no país, em 1965.
No início, chamados de Nameless, a banda logo mudou de nome, para The Scorpions, mas acabou por perder o artigo, tendo o nome conhecido nos dias de hoje. Seu primeiro álbum, lançado em 1972, Lonesome Crow, teve em destaque não suas músicas, mas seu guitarrista, Michael Schenker, que tinha apenas 16 anos. No ano seguinte, Michael deixou a banda, indo para a banda inglesa UFO. Para o seu lugar veio Uli Jon Roth, que gravou 5 álbuns com os Scorpions. Com a entrada de Matthias Jabs para o lugar deixado por Roth, o Scorpions conseguiu deixar a Alemanha, levando sua fama para os EUA, com o álbum Lovedrive, que inclusive recebeu um disco de ouro na América. Nesse mesmo patamar seguiram outros quatro álbuns, inclusive Love at First Sting, que foi o álbum de lançamento, da, provavelmente, música mais famosa dos Scorpions, Rock You Like a Hurricane, em 1984.
Os outros dois álbuns, Crazy World e Face The Heat, espalharam a fama da banda pelo mundo inteiro, com o grupo vivendo sua época de maior sucesso. Com a saída de dois membros, após esses discos, o Scorpions inovou, mas acabou sendo um pouco esquecido no cenário mundial, para onde retornou no novo milênio, com o álbum Moment of Glory, que continha a balada Wind of Change, o que fez os Scorpions decolarem novamente.
Atualmente, a banda que já vendeu cerca de 160 milhões de álbuns no mundo, está na sua turnê de despedida, o que será um grande perda, é claro, do álbum Sting in the Tail, que tem participação de Tarja Turunen, ex-vocalista do Nightwish. A banda fica nos palcos até 2013.
A formação atual do grupo é com Klaus Meine (vocalista e guitarrista), Rudolf Schenker (guitarrista), Matthias Jabs (guitarrista), Pawel Maciwoda (baixista) e James Kottak (baterista).

Aqui vão vídeos de duas músicas dos Scorpions:

Nenhum comentário:

Postar um comentário