quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Resenha #1: Red Hot Chili Peppers - Stadium Arcadium (parte 1)




Stadium Arcadium é o nono disco de estúdio do Red Hot Chili Peppers. Lançado em 2006, é um CD duplo que possui aproximadamente duas horas de duração, sendo o último trabalho da banda (pelo menos por enquanto) com John Frusciante, que sairia do Chili Peppers em 2009, após a volta das "férias", tiradas logo depois da turnê do disco.

Para compensar a capa, meio sem graça, o disco tem umas texturas instrumentais bem interessantes, um dos trabalhos mais calcados em riffs, solos e ideias de Frusciante, que está acima da média nesse disco, fazendo frente ao Flea, o que é realmente raro. Além disso, após ouvi-lo todo, percebi que o disco possui algumas harmonias vocais, principalmente nos refrões, que não é comum no Red Hot.

DISCO 1: JUPITER

Apesar de conter os maiores sucessos do disco, singles e tal, acho inferior ao segundo disco, apesar de também ser ótimo. Um erro que o Red Hot comete desde o lançamento do Californication, é colocar geralmente as 7 melhores músicas logo de cara, o que faz com que outras boas canções, que ficam no final do disco, sejam desvalorizadas.

Imagem do encarte do disco
Quanto às músicas, Jupiter começa logo de cara com o maior hit deles dos últimos anos, Dani California, aliás, som completamente "praia", mostrando a que veio. Logo em seguida, vem Snow ((Hey Oh)), que não é nem balada, nem muito pesada, um meio termo. Apesar de ter uma construção e uma melodia interessantes, é uma música um pouco repetitiva nos últimos minutos, seria melhor se tivesse 4:30, como a versão do clipe, em vez de 5:30.

A terceira música é Charlie, tocada no RIR esse ano. Tem um baixo interessante, os contratempos entre bateria e guitarra são bem legais, mas o destaque mesmo é o refrão. Após Charlie, vem Stadium Arcadium, a  faixa-título do disco, essa sim, bem melódica, puxada para o lado da balada. É mais desconhecida, porém é uma ótima música, superior a Charlie.

A próxima provavelmente todos conhecem. Como já vi em um cometário no Youtube, "não tem como não fazer pelo menos uma cara de retardado ouvindo esse refrão." Também, pudera... "Hump De Bump, Doop Bodu / Bump De Hump, Doop Bop...". A melodia retardadamente incrível de Hump De Bump é completamente cativante e viciante, é uma música diferenciada.

A sexta música, She's Only 18 me lembra bastante a faixa-título de Blood Sugar Sex Magik, inclusive no seu andamento. Além disso, tem um baixo bem proeminente. Slow Cheetah, a música seguinte, é bem melódica, mais puxada pra balada, como Stadium Arcadium. 


Das oito primeiras, Torture Me é a mais fraca. A sucessora de Slow Cheetah é legalzinha, mas é bem barulhenta, tem vocais meio chatinhos e enjoa fácil. Destaque (sempre) para o "baixo que fala" do Flea e o solo de Frusciante... Strip My Mind, a nona música, não é a melhor de todas, mas tem um andamento cadenciado bem legal e uma melodia de nóia total.

A música segunite, Especially In Michigan, merece destaque. Aliás, é a surpresa positiva do primeiro disco, é do nível dos hits, porém como está entre as últimas, desconhecidas, não é exceção.

Bem funkeada, no melhor estilo Red Hot das antigas, vem Warlocks, onde mais uma vez o baixo do Flea "fala" com quem está ouvindo o disco. C'mon Girl, a música seguinte, tem o andamento de Parallel Universe, com um baixo bem pronunciado. Ótima também. Wet Sand é uma música meio encheção de linguiça. Não é ruim, mas não é criativa. Audível, eu diria. E para fechar o ótimo primeiro disco, uma música meio "praia" também, Hey.




Jupiter, um disco com mais altos que baixos, apesar de não manter o nível na segunda metade, em relação á primeira (até uma covardia, diga-se de passagem), pode ser ouvido inteiro sem ressalvas. Pra mim, nota 8,5.

5 comentários:

  1. Wet Sand encheção de linguiça, torture me ruim e Stadium Arcadium melhor que Charlie foram as maiores besteiras que eu já li a respeito do Red Hot.

    ResponderExcluir
  2. Bom, "gosto é gosto e não se discute", já dizia uma velha lambendo sabão na porta da igreja.

    Pelo fato do Stadium Arcadium ser o meu disco preferido do RHCP (e antes de ser chamado de poser, eu conheço toda a discografia deles e o Blood Sugar, apesar de excepcional, é o meu segundo preferido), eu sou mais crítico em relação a ele.

    Apesar das minhas preferências quanto a discos e músicas do RHCP estar sempre mudando, tanto que nessa primeira audição mais a fundo, Wet Sand me soava como uma encheção de linguiça mesmo, mas agora eu acho uma das músicas mais bonitas feitas pelo RHCP, Torture Me, pra mim, ainda é a mais fraca do Jupiter. E em momento algum eu disse que era RUIM, mas sim que era a mais fraca do Jupiter (assim como If é a mais fraca do Mars, apesar de eu achar essa RUIM mesmo até hoje).

    Quanto à Stadium Arcadium, eu acho ela uma balada com o mesmo poder de Wet Sand, ela é uma bela música. Charlie é boa também, mas num disco fantástico como o Jupiter, é a "menos melhor", junto com Torture Me. Mas é claro, como eu disse, minha opinião, assim como eu respeito a opinião de quem acha If uma boa música, por exemplo, e critica Warlocks.

    ResponderExcluir
  3. Muita boa a sua análise. Sou fã da banda desde meus 10 anos, hoje tenho 24 e sempre é bom ter uma nova leitura dos discos dos peppers. Realmente, Torture Me é quase uma tortura...hehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tinha uma época que eu quase não tirava o CD (qualquer um dos dois, cheguei a curtir mais o Mars uma época, inclusive) do som. Tanto pra só ouvir quanto pra tocar bateria junto.

      Já se vão 4 anos dessa resenha, lembro que fiz ela numa época que eu ouvia MUITO RHCP, mas muito mesmo. Tanto que logo no ano seguinte eu parei de ouvir tanto assim e, mesmo 3 anos depois, continua sendo a minha banda mais ouvida no meu last fm.

      O que é interessante é a mudança na percepção sobre algumas músicas. Wet Sand, como eu respondi pro outro cara que comentou acima, eu comecei a curtir muito mais depois de fazer a resenha, também porque eu aprendi ela no violão. Talvez eu tivesse dado pouco tempo pra ela, não sei. RHCP, pra mim, é uma daquelas poucas bandas que eu mudo de disco preferido o tempo todo.

      Valeu pelo feedback :D não sei se tu chegou a dar uma olhada mais a fundo, mas temos várias postagens de RHCP aqui no blog, inclusive coisa muito boa das antigas da banda, tipo especial de 25 anos do Mother's Milk, especial de 30 anos do primeiro disco, etc... vale a pena uma olhada.

      Excluir
  4. Se calhar um pouco tarde para responder a este post. Mas Wet Sand é das melhores músicas que eu já ouvi

    ResponderExcluir