quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Parabéns ao Ilustríssimo : Frank Zappa

Esse sim é ilustríssimo. Se fosse vivo, Frank Vincent Zappa estaria fazendo hoje 71 anos (e, provavelmente, a todo vapor).
Nascido em 21 de Dezembro de 1940 em Baltimore, EUA, Zappa nunca se prendeu a apenas um estilo. É tido como louco, pois suas composições possuem um nível de complexidade acima do normal. Talvez Zappa até o seja, pois todo gênio tem um pouco de loucura. Mas a verdade é que Zappa era um artista, um músico à frente de seu tempo. Suas composições iam da vanguarda até a música clássica, passando por orquestrada, hard rock, soft rock, até um pouco de pop (porque não?) e jazz, MUITO JAZZ.
O próprio Zappa disse certa vez "O Jazz não está morto, ele apenas cheira mal". Uma frase um tanto ácida, não acham? 
Pois Hot Rats, seu disco mais aclamado, é todo calcado no jazz, desde as estruturas, ritmo, melodia, TUDO. Um dos maiores exemplos disso é a fabulosa The Gumbo Variations, que tem que ser divida em parte1/ parte 2, no Youtube. Fora outros discos e outras composições de Zappa.
Compositor incansável, sua média normal de discos num ano era de 3 a 5. Isso quando não eram duplos. Zappa, no começo a carreira, fazia discos mais "satíricos", com sua banda, os Mothers Of Invention.
Já os anos 70 fizeram bem para Zappa. Neles que surgiram algumas de suas maiores obras, como One Size Fits All, último com os Mothers, que possui o clássico San Ber'dino, Sheik Yerbouti, o disco "pop" de Zappa, onde ele conseguiu emplacar um single nº 1, Bobby Brown Goes Down, e o Joe's Garage, dividido em 3 atos, que possui um dos mais belos solos e Zappa, Watermelon In Easter Hay.
Nos anos 80, Zappa experimentou mais do que na década anterior, variou mais seus estilos. Seu último disco de estúdio em vida, Jazz From Hell, como o próprio nome já diz, é uma bela peça de jazz, digna da despedida desse gênio.
Infelizmente, um câncer de próstata, que passou despercebido, se desenvolvendo por 10 anos, abreviou a vida do mestre, que acabou por morrer, ou se preferirem, "partir para sua última turnê", como disse a família de Zappa, em 4 de Dezembro de 1993, algumas semanas antes de seu aniversário de 53 anos.
Quem quer conhecer um estilo variado de música, Zappa é altamente recomendável, porém quem quer conhecer deve ter uma mente bem aberta. Sua música não é das mais fáceis de digerir e entender.
Como Zakk Wylde já diosse certa vez, "O nível de musicalidade exigido dos músicos e a complexidade dos arranjos nos discos do Frank Zappa são tão elevados, que você provavelmente não vai entender muita coisa se você não for um músico". E é fato.


Pra fechar com chave de ouro, algumas frases "marcantes" de Zappa:


"Se você quer trepar, vá à faculdade. Mas se você quer aprender alguma coisa, vá à biblioteca."
 - "Funciona assim: Pegue qualquer melodia seja ela qual for, Beethoven ou musica Havaiana, toque na guitarra, adicione baixo e bateria e as pessoas chamarão de rock´n roll."
"Conduzir uma orquestra é abanar as mãos ou um pedaço de pau, criando desenhos no ar, onde são interpretados como mensagens musicais por gente de fraque, que preferiria estar pescando."
"Jornalismo musical é gente que não sabe escrever entrevistando gente que não sabe falar pra gente que não sabe ler."


E a melhor de todas:
"A mulher ideal é aquela que é bonita, adora trepar, e vira uma pizza às quatro da manhã."


Mestre Zappa, onde quer que esteja arrebentando com um solo fuderoso de jazz, espero que ouça meus parabéns, por todo o legado que deixou pra música. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário