quarta-feira, 18 de julho de 2012

Shows Históricos #9 : Concerto For Group And Orchestra

Parece até que eu abandonei o rock, mas não. Quem conhece Purple sabe o porquê desse show.
Resolvi postar justamente esse show hoje como uma última homenagem a Jon Lord, que faleceu na última segunda feira. Já havia postado esse show lá, mas sem nenhuma descrição. Hoje eu vou falar um pouco sobre o que foi o Concerto For Group And Orchestra.

O ano era 1969. A banda, um Deep Purple tentando se afirmar no cenário do Rock inglês. Eles estavam em uma fase de transição: sai Nick Simper e Rod Evans, entra Roger Glover e Ian Gillan. A antiga MK I do Deep Purple dava lugar a uma das formações mais poderosas de uma banda na história do Rock: A MK II, composta por Ian Gillan, Ritchie Blackmore, Jon Lord, Roger Glover e Ian Paice. Uma formação que tinha muito a contribuir no Rock do período de 1969-1973, com discos e shows incríveis. 

E por incrível que pareça, o primeiro sucesso dessa formação foi... um concerto orquestrado!!?!?? Isso mesmo. Assim como (guardadas as proporções, sou mil vezes o Purple) o Kiss, que não fez sucesso com os primeiros discos, mas seu registro das mesmas músicas, ao vivo, foi o que lhes garantiu o sucesso, o Deep Purple deu seu primeiro passo grande rumo ao sucesso com o Concerto For Group And Orchestra.

Aí vocês me perguntam: e onde o Lord entra na história? Simples: Lord, além de ser o tecladista do Purple à época, era simplesmente O CRIADOR do Concerto. Ele, com o auxílio de Ian Gillan apenas para as letras, elaborou um concerto de música clássica, misturado com rock. Além de deixar claro toda a genialidade de Lord, mostra que toda e qualquer banda que já pensou ou fez shows com orquestra, como o Metallica, o próprio Deep Purple anos depois ou o Rush, que vai trazer uma orquestra pra turnê do disco novo, entre outras bandas, devem ao pioneiro Deep Purple. 
Infelizmente a partitura do Concerto foi perdida após uma segunda e última execução, em 1970. Jon Lord, no entanto, elaborou uma nova versão do mesmo nos anos 2000. 


Ah, se querem ver uma homenagem ao Mestre Lord de emocionar mesmo, recomendo o blog Purpendicular. Marcelo Soares é um verdadeiro fã de Deep Purple, e falou tudo que poderia ter me passado à cabeça dizer numa hora como essa. Vale a pena ver.

http://purpendicular.blogspot.com.br/2012/07/jon-lord-vida-o-universo-e-tudo-mais.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário