quinta-feira, 8 de maio de 2014

Especial Titãs #3: A banda (Parte 3)

Como eu disse antes, agora a coisa começa a desandar. Depois de quase 15 anos tocando, fazendo sucesso, suportando a saída de um dos principais compositores e membros da banda sem perder o prestígio, eis que os Titãs têm a ideia "genial" de fazer um acústico.

UM ACÚSTICO. O símbolo da modinha, do "se vendeu" e otras cositas más. E o Titãs vestiu a camiseta como nenhuma outra banda. Por que isso?

Simplesmente porque todas as bandas que fazem essa palhaçada esse tipo de show, vão lá, fazem o show e era isso. Charlie Brown Jr, as bandas gaúchas, o Engenheiros do Hawaii, todos eles. Menos os Titãs. A ÚNICA banda que eu conheço que fez uma "Turnê Acústico MTV" foram os Titãs. Durante final de 1996, 1997 e um pedaço de 1998, quem queria ver a banda, aquela mesma, dona de hits como Polícia, Lugar Nenhum, Bichos Escrotos, ia se decepcionar profundamente.

E uma das coisas que mais dá raiva da banda é isso. A maneira que eles trataram o Acústico. Como se não bastasse, um ano depois, em 1998, lançaram o Volume Dois, adivinhem só? Uma coletânea de regravações de hits anteriores. Apesar de conter uma versão interessante de domingo (preguiçosa como o próprio) e o já citado (na primeira postagem) rearranjo de Sonífera Ilha, é um disco dispensável. Ainda por cima, veio nesse disco o cover de É Preciso Saber Viver, que dá uma mostra de como a banda está acomodada e satisfeita com a situação, afinal, a grana segue entrando.

Titãs sem Nando: um quinteto
E é bem como diz na página da banda na wikipédia. "Novos fãs, novas críticas". Enquanto as donas de casa e mulheres em geral, atraídas por esse lado baladinha da banda, viraram fãs deles, os seus verdadeiros fãs, que queriam ver as porradas de sempre no palco, simplesmente pegaram nojo dessa fase da banda. Comigo não é diferente. Pra mim, a ordem cronológica dos discos de estúdio da banda vai até o Domingo e dali pula direto pro A Melhor Banda de Todos Os Tempos da Última Semana. Mas continuando na década de 90, como se não bastassem todas essas cagadas, a banda grava o As Dez Mais, que, até a época, era o pior disco da banda, disparado. Só o cover de Aluga-se se salva.

Seguem-se mais shows entre 1999, 2000 e 2001. Eis que a banda para pra gravar o novo disco e, durante os últimos ensaios antes de entrar em estúdio pra gravar, Marcelo Fromer é atropelado por um motoqueiro e morre dois dias depois. As imagens de Marcelo no seu último ensaio com a banda, acertando as guitarras em O Mundo é Bão, Sebastião!, estão inclusive no documentário A Vida Até Parece Uma Festa.

Não é preciso ser um gênio pra imaginar que a perda de Marcelo fez muita falta pros Titãs. Primeiro, porque ele era o responsável pelas harmonias, junto com Bellotto. Segundo, porque era um irmão deles que tinha partido. É como Bellotto diz no documentário: "a gente, quando cria uma banda, tem aquela coisa do sonho juvenil, e que não envelhece nunca. Aí, quando você vê, o cara morreu, não tem mais volta.". Terceiro, a banda ficaria sem guitarrista base. E o quarto e último motivo é que a morte de Fromer, juntamente com a de Cássia Eller, alguns meses depois, seriam o "estopim", o motivo que faltava, pro Nando sair da banda, o que ocorreu em 2002, no meio da turnê do disco.

Isso representou o fim dos Titãs, como eles eram antigamente. A não ser que um dia eles voltem a tocar juntos, todos os 7 (e ainda assim com Miklos tendo que assumir uma das guitarras), aquele Titãs do octeto, com três vocalistas, enchendo o palco, não existe mais. Tudo isso por causa da morte de Fromer. Se ele estivesse vivo, muito provavelmente o Nando ainda ficaria na banda mais uns anos e talvez o Charles não tivesse saído. Na pior das hipóteses, seria um sexteto sem músicos contratados.

Mas como a vida segue, saiu em 2001 o A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana. E é com profunda infelicidade que eu digo que o único sucesso do disco foi Epitáfio, e um pequeno destaque para a faixa título e Isso. A música que fez os Titãs virarem escravos dos seus fãs, pelo menos até mais ou menos 2010. Epitáfio teve um efeito tão devastador que é mais conhecida que os clássicos do Cabeça Dinossauro. E não é por ser a música que é. Com certeza é uma das letras mais bonitas sobre a vida e a banda a gravou por estar abalada com a morte do Marcelo. Só que... não é o Titãs que todos se acostumaram. Além disso, é um disco mais fraco porque deveria ter, no máximo 12 músicas. O fato de ter 16 fez entrar músicas ruins.
Pior capa da história da banda:
sim ou claro?
Em 2003 veio o Como Estão Vocês?. Sem comentários. Mais uma vez, outra baladinha foi sucesso. O "Epitáfio" da vez foi Enquanto Houver Sol, que até tema de novela foi. O resto do disco é fraco, e olha que contou com a produção do Liminha. Nem isso melhorou o disco. Dois anos depois, saiu o Ao Vivo MTV, elétrico, bem gravado, redondinho, com belos solos... porque contou com Emerson Villani na guitarra e Lee Marcucci no baixo. Aí veio mais uma turnê gigante, que já emendou numa turnê com os Paralamas e, quando se pensava que não podia piorar, sai o Sacos Plásticos, disco mais fraco da banda até hoje, e sai o Charles da banda também.

Aí veio um ponto de virada importante na história da banda. Na minha opinião, é um somatório de fatores. Primeiro que a "água bateu na bunda" quando eles viram que até o Charles saiu. Segundo que, logo depois, em 2011, o Cabeça Dinossauro completou 25 anos e ganhou aquela turnê onde foi tocado na íntegra junto com uma maioria de clássicos antigos. Ali a banda percebeu que é isso que o pessoal quer. Titãs das antigas. Parece que tudo isso fez a banda voltar pros eixos.

E a tendência do novo disco, Nheengatu, é exatamente essa. Porrada em cima de porrada e era isso. Todos esperamos que seja assim. Agora é esperar pelo disco e ver qual é.
A banda atualmente


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