quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Quinta Underground #21: Jimi Hendrix (1ª Parte)

          Bom, primeiramente vou começar com meus motivos: 1 - Sou muito fã de Hendrix 2 - Esse negão é muito foda 3 - Notei que não tem muita coisa relacionada a ele aqui no blog e 4 - Muitas pessoas já pagam pau pra ele sem saber o que ele fez. Imaginem vocês se elas soubessem o que ele fez pelo rock.
          Agora, explicado meus motivos, vamos começar.

Are You Experienced - 1967

          Já disse isso no blog, mas vale a pena repetir que eu considero esse o melhor álbum de debut já lançado, e tem álbum bom pra caralho. Vamos citar alguns:
  • Creedence Clearwater Revival - 1968
  • Led Zeppelin I - 1969
  • Black Sabbath - 1970
  • Rush - 1974
  • Ritchie Blackmore´s Rainbow - 1975
  • e muitos mais maravilhosos
        Isso sem contar primeiros álbuns de mudança de formação como o In Rock da Mk II do Deep Purple, o Burn da Mk III do Deep Purple o Back in Black do AC/DC, e por ai vai. Tudo isso pra provar que esse álbum não é pouca merda.
        Enfim, falando agora realmente sobre o álbum houve significativas brigas sobre o repertório deste álbum e por consequência disto tivemos várias versões incluindo a presença de capas diferentes. Mas enfim, vamos às musicas:

Versão Britânica

Foxy Lady - Dispensa comentários. Clássico do álbum

Manic Depression - Uma das melhores do álbum, mas acabou ofuscada pelo resto. Vale a pena lembrar que o Chad Smith, batera do Red Hot, fez uma bateria inspirada nesta musica, pra Breaking The Girl, single do Blood Sugar Sex Magik.

Red House - Um dos melhores Bluses (não sei se Blues tem plural, mas vai assim) que já ouvi em minha vida. Infelizmente hoje o povo é muito limitado a Rock, não consegue se divergir a outros estilos como o Blues, o Jazz, o Funk, a Musica Clássica e muitos outros estilos que merecem tanta atenção quanto esse a qual o blog se dedica.

Can You See Me - Prova a pluralidade do disco, que passa por vários estilos. Aqui temos uma bela obra anos 60 que é apagada justamente por este fato ser algo que para a época é ultrapassado.

Love or Confusion - É bem interessante por ser única não consigo pensar em alguma musica para comparar nem modo de descrever. Pois ela começa em um tom meio Wind Cries Mary, mas logo que a bateria entra vemos que não é bem esta a proposta e, quando chegamos ao refrão então, sem descrições.

I Don't Live Today - Se tu não ouvir ela inteira, tu não vai entender o quão boa é esta musica, pois realmente o inicio dela é bem chatinha.

May This Be Love - A mais fraca. Sei que a série e de underground mas ela não underground é só chata.

Fire - Cover dessa musica é o que mais tem. Se tu não gosta da versão do Hendrix tem outras 10 de bandas como Red Hot, Rainbow, etc.

Third Stone From the Sun - Assim: pega tua erva, teu ácido, toma um porre bem grande, ou faz qualquer coisa que tu faz pra ficar doidão, porque esse é único jeito de tu ouvir essa musica.

Remember - Musica sensacional. Meio baladinha, mas sensacional.

Are You Experienced - Musica que dá nome ao álbum e para descrevê-la eu poderia simplesmente copiar a descrição da Third Stone From the Sun.


Musicas Extras

Hey Joe - Se tu nunca ouviu tu merece a morte.

Stone Free - No ano de lançamento foi febre, não considero grande coisa. Pra mim, sua grande importância foi a de inspirar o Blackmore a fazer Speed King.

Purple Haze - Comigo, por favor: Clássico.

51st Anniversary - Uma das mais legais do álbum. Infelizmente foi cortada em ambas as versões.

The Wind Cries Mary - Clássico, se tu não ouviu, não perde tempo: ouve agora.

Highway Chile - Outra musica muito boa. Outra que foi cortada das duas versões.


Versão Americana

  1. Purple Haze
  2. Manic Depression
  3. Hey Joe
  4. Love or Confusion
  5. May This Be Love
  6. I Don´t Live Today
  7. The Wind Cries Mary
  8. Fire
  9. Third Stone From the Sun
  10. Foxy Lady
  11. Are You Experienced
Extras

  • Stone Free
  • 51st Anniversary
  • Highway Chile
  • Can You See Me
  • Remember
  • Red House
        Era isso pessoal vou deixar sem gravura amanha as coloco. Amanha finalmente farei o Parabéns ao Ilustríssimo: Jimmy Page serio já ta ficando vergonhoso. Era isso falou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário