quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Black Sabbath em Porto Alegre... e o setlist?

Bom, a expectativa é muito grande, afinal, faziam 35 anos que o Sabbath não tinha o Ozzy nos vocais. Infelizmente Bill Ward se recusou a fazer parte da turnê, pois segundo o próprio e, mais recentemente, Tony Iommi, houve divergência financeira. Ward alegou que tavam sacaneando ele no contrato, então ele preferiu ficar de fora.

Até agora, foram pouco mais de 30 shows, considerando os de 2012 e os de 2013 antes do lançamento do 13. O Sabbath tá tocando sempre o mesmo setlist nos shows, talvez mude alguma coisa porque esses shows no Brasil pertencem a outra perna da turnê. Mas enfim, o que esperar pra Porto Alegre?

Como o Sabbath encerrou uma perna da turnê agora, e só volta a tocar em Outubro, acredito que eles vão estar descansados e que o show vai ser tranquilo. Porto Alegre é o terceiro show da próxima perna. Quanto ao setlist, não posso garantir nada, mas eu tiro as minhas impressões sobre o que eles tão apresentando atualmente.

War Pigs - Clássico, é indispensável num show do Sabbath. Perfeita pra abrir o show.

Into the Void - É uma boa música, mas acho que um clássico como Sweet Leaf, do mesmo disco, não poderia ficar de fora do show. Talvez trocasse uma pela outra.

Under The Sun/Every Day Comes And Goes - Com certeza tem coisa melhor do Vol. 4, ou até de outros discos, que poderia estar no lugar dessa música, principalmente Loner, do disco novo, Supernaut, A National Acrobat, Sabbath Bloody Sabbath... as opções são muitas.

Snowblind - Ao contrário da anterior, é a melhor música do Vol. 4 e uma das melhores da carreira do Sabbath. Merece estar no setlist.

Age Of Reason - Uma das novas, é das melhores do 13. É justo que esteja no setlist, mas acho que eles poderiam revezar ela com Methademic, que parou de ser tocada no meio da turnê, e Loner, caso essa não entrasse no lugar de Under The Sun.

Black Sabbath - Dispensa maiores comentários.

Behind The Wall Of Sleep - Das melhores do debut da banda. Não vejo outras opções do mesmo disco que se encaixem aqui, talvez Evil Woman ou The Wizard. Mas entre elas e Behind The Wall Of Sleep, fico com a última.

N.I.B. - Dispensa maiores comentários [2]

End Of The Beginning - Junto com God Is Dead?, os grandes destaques do disco. Merece seu lugar no setlist.

Fairies Wear Boots - Na minha opinião, a melhor música do Paranoid, cheia de trocas de tempo e riffs sensacionais. Se tem uma música do Sabbath que eu faço questão de ver ao vivo, é essa.

Rat Salad - Um instrumental bem jazzístico, boa escolha porque tem o solo de bateria no final, e a "música" seguinte do show é o solo de bateria do Tommy Cluefetos.

Iron Man - Dispensa maiores comentários [3]

God Is Dead? - Maior hit do disco novo, merece seu lugar no show também.

Dirty Women - Não sei se eu faria essa escolha, ainda mais no final do show, mas acredito que eles fizeram mais pra incluir algo do Technical Ecstasy no show, e a melhorzinha do disco é essa.

Children Of The Grave - Não é das mais conhecidas do Sabbath, mas pra fechar o set é uma boa escolha. Pesada, com trocas de tempo, uma bela letra do Ozzy.

Paranoid - O bis não poderia ser outro, pra fechar uma noite perfeita.


Músicas que eles chegaram a tocar no começo da turnê, mas abandonaram:

Methademic - Tocaram ela 7 vezes. Acho que seria uma boa escolha pra rodar entre as músicas do 13 que são tocadas nos shows.

Electric Funeral - Tocaram ela 7 vezes também. Não sei se teria lugar substituindo outra do Paranoid, mas com certeza no lugar de Dirty Women ou de Under The Sun ela poderia entrar.

The Wizard - Foi tocada 3 vezes. É mais um blues com umas pitadas de jazz, no estilo do Led Zeppelin, poderia entrar no set também.

Sweet Leaf - Foi tocada 3 vezes também. É pena que tenham deixado ela de fora, ela merecia um lugar no show.

Tomorrow's Dream - Foi tocada 2 vezes. Merecia estar no lugar de Under The Sun, com certeza.

Wheels Of Confusion - Foi tocada apenas uma vez. É um dos clássicos do Vol. 4, acho que se encaixa no mesmo caso de Tomorrow's Dream.

Loner - Foi tocada uma vez. Poderia revezar com as 3 do 13 que são tocadas no show.

Symptom Of The Universe - Foi tocada em todos os shows antes do lançamento do 13, depois caiu fora. É um sonzasso, poderia estar no setlist sem tirar o lugar de nenhuma outra.

Além dessas, algumas músicas que eu senti muita falta no set foram, principalmente Sabbath Bloody Sabbath e Killing Yourself To Live. Outras que na minha opinião poderiam ser tocadas são A National Acrobat, Sabbra Cadabra e Supernaut. Changes eu acredito que não cairia muito bem.

Bom, acho que é isso. Agora é esperar esses 20 e poucos dias. A expectativa é grande, e tenho certeza que os velhos não vão decepcionar e vão fazer um puta show.





Nenhum comentário:

Postar um comentário