sexta-feira, 15 de julho de 2011

Quinta Underground #6: Deep Purple(2ยช parte)

Que grande FAIL, me esqueci completamente da Quinta Underground ontem, vou ter que postar hoje de novo...
Bom, semana passada fiz com os discos da MK I, hoje vou fazer com todos os discos da clรกssica formaรงรฃo MK II, que contava com Ian Gillan e Roger Glover.
Ah, uma dica : baixem todos esses discos e ouรงam com o volume no talo, digo sem nenhum ressentimento :  em minha opiniรฃo, esses 4 discos sรฃo melhores que os 4 primeiros do Led Zeppelin.
Bloodsucker, Flight Of The Rat, Living Wreck e Hard Lovin' Man (1970 - In Rock)

Depois da aposta de sucesso com o Concert For Group e Orchestra, veio O disco. ร‰ difรญcil escolher o melhor disco dessa fase do Purple, รฉ um discaรงo atrรกs do outro. Nรฃo tem como descrever esse disco, รฉ hard rock na veia, tem inclusive a "Stairway To Heaven" do Purple (Child In Time). Bom, quanto as mรบsicas, nรฃo foge muito disso:

Bloodsucker - Blackmore, Lord, Paice e Glover destruindo. Gillan nรฃo existe nessa mรบsica, estรก um nรญvel acima. 
Flight Of The Rat - Blackmore mostrando porque faz parte da santรญssima trindade de guitarristas do hard rock, junto com Page e Iommi.
Living Wreck - Hard rock na veia, baita som.
Hard Lovin' Man - Musicรฃo, com uma puta viagem no meio.

No, No, No; Anyone's Daughter, The Mule e Freedom (1971 - Fireball)

Numa fase de discos clรกssicos, todas as mรบsicas nรฃo conhecidas devem entrar, certo? Fireball รฉ ainda melhor que In Rock, pois รฉ um disco mais coeso, mais calcado nos riffs de Blackmore, sem tanta viagem. Alรฉm disso, o Fireball tem 3 ou 4 mรบsicas que ficaram de fora da ediรงรฃo final, mas que sรฃo muito boas tambรฉm, procurem no Youtube.

No, No, No - A mรบsica comeรงa no groove de Blackmore e desemboca num baita rockzรฃo. Incrรญvel
Anyone's Daughter - Bem mais leve, tambรฉm tem uma melodia muito boa.
The Mule - Mais uma das loucuras que Blackmore tirava de sua Stratocaster. 
Freedom - Pรด Purple, tinha espaรงo pra pรดr essa mรบsica no disco. Vacilo, hein? Sรณ digo uma coisa: arrepiem com o vocal de Gillan rasgando tudo na รบltima estrofe.

When A Blind Man Cries (1972 - Machine Head)

Olha, รฉ complicado. Vocรชs achavam que o Purple nรฃo poderia se superar? Pois eles o fizeram. E o mais incrivel รฉ que, pasmem: o disco foi gravado num CORREDOR DE HOTEL e tem a melhor acรบstica que eu jรก vi, os instrumentos soam melhor do que nunca. Vocรชs sabem, o cassino foi incendiado e eles nรฃo tinham onde gravar, e o resto รฉ histรณria, essa, aliรกs, imortalizada na letra de Smoke On The Water. Se vocรชs nรฃo conhecem a histรณria, um dia aรญ eu posto sobre a gravaรงรฃo do melhor disco de Hard Rock da histรณria.

When A Blind Man Cries - Como sempre, o chato do Blackmore enchendo o saco. Nรฃo gostava dessa linda balada, por isso ela nรฃo entrou no disco, e nem era executada ao vivo. Com a entrada de Steve Morse, em 1994, isso mudou.

Mary Long, Super Trouper, Smooth Dancer e Rat Bat Blue (1973 - Who do We Think We Are)

ร‰ um รณtimo disco, mas nรฃo acompanha os anteriores. Ainda assim, tem algumas mรบsicas bem injustiรงadas. Esse disco foi gravado jรก num clima tenso da banda, onde as pressรตes e, principalmente, as brigas entre Blackmore (sempre ele...) e Gillan nรฃo deixavam a mรกgica da banda rolar como antigamente.

Mary Long - Com sua divertida letra e boa melodia, ainda รฉ tocada em shows do Purple.
Super Trouper - Pesada, curta e atรฉ que um pouco experimental, nรฃo preciso dizer mais nada.
Smooth Dancer - Pesada e impressionantemente injustiรงada, assim como Rat Bat Blue, tinha potencial para ser um baita clรกssico.
Rat Bat Blue - Tem um "quรช" de Led Zeppelin nessa mรบsica, tem uma atmosfera incrรญvel.

Aqui, um link para ouvir as outras trรชs, uma atrรกs da outra, atรฉ porque sรฃo uma atrรกs da outa no disco mesmo...

Nenhum comentรกrio:

Postar um comentรกrio