sábado, 9 de julho de 2011

Paul Is Dead parte I - Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band

Antes de começar a fala sobre o mito do Paul is dead, apesar de ser uma coisa meio desnecessária, vou explanar um pouco sobre quem é Paul. Paul McCartney foi o baixista e vocalista de uma das bandas mais famosa de todos os tempos: The Beatles, além de ser o único integrante da mesma, que continua vivo além de Ringo Starr. Será que é mesmo um dos integrantes vivos?

Segundo essa teoria conspiracionista, Paul teria morrido no início dos anos 60, em um acidente de carro, fato que seria comprovado pela primeira estrofe da música "A Day in the Life", do álbum "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band", de 1967. Desde então, a banda teria usado um sósia, "William Campbell".

Duas capas de álbuns que dão várias pistas sobre essa morte, foram as do já citado "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" e "Abbey Road". Como eu sou preguiçoso, eu não pretendo fala de todas as pistas, só as mais importantes, e vou começar hoje com a capa do disco de 67, anos antes de eu começa a pensa em nasce.



Bom, na minha visão, nessa capa, o ponto principal é que ela representa sem a menor sombra de dúvidas um velório, onde há um padre, e até mesmo uma versão dos beatles jovens que pode ser encarada como estando em luto ao morto. Outro ponto, é o contra-baixo de canhoto em flores amarelas abaixo do caixão. Ora, bem sabemos que Paul é canhoto e na época tocava baixo, instrumento bem aproximado do mesmo. Outros dizem que o arranjo seria um "P" de Paul. Dizem também, que ao invés de "Beatles", sobre o caixão estaria escrito "Be at Leso", que seria a indicação de onde estaria o corpo (apesar de eu nunca ter ouvido falar em nenhum Leso da vida e-e). Outra coisa que dizem, mas onde eu vi não ficava bem explicado, então só fui consegui entender agora, e talvez consiga explicar aqui (ou não) é que no tambor, na frase do meio "Lonely Hearts Club" se você ver só a metade de cima das letras, vai ver escrito "1 one IX he-die" que seria a data da morte de Paul, "11" "9" - 09 de novembro de 1966, uma quarta-feira, segundo a teoria, já se sabia que ele teria morrido em uma quarta-feira, nesse discos os Beatles teriam dito em qual. Abaixo uma montagem "comprovando a existência da frase":


Acho que o mais importante sobre esse disco está aí, agora vem a dica de som. Pra quem ficou ligado, no início da postagem já foi indicada uma música, agora outra: uma baladinha bem tranquila de Beatles: "With a Little Help From My Friends", uma música um pouco mais psicodélica: "Whithin You Without You", e pra quem prefere um rock mais pesadinho, não é aquilo assim de pesado, afinal  Beatles, mas recomendo ouvir "Good Morning Good Morning".

Outro detalhe sobre esse álbum, fugindo um pouco do assunto principal da postagem, é uma apologia a uma droga subliminarmente colocada no nome de uma das músicas mais famosas dos Beatles. Pegue as iniciais de "Lucy" "Sky" e "Diamonds"e você achara o nome dessa droga.

Bom, era isso, continuarei na próxima postagem falando sobre um dos álbuns mais importantes de Beatles, "Abbey Road".

Nenhum comentário:

Postar um comentário