sexta-feira, 31 de maio de 2013

JOHN HENRY BONHAM


          John Henry Bonham um nome forte, inesquecível e o maior em termos de bateristas. Bonham nunca foi o melhor nem o mais rápido , coisa difícil com um Paice como seu contemporâneo, mas sua genialidade foi essencial para a formação de uma das maiores bandas de todos os tempos.
          O que dizer sobre um cara de tamanha importância? Sinceramente não sei mas pra mim ele e meu maior ídolo mesmo sendo um baterista. Pode não ter dado o melhor exemplo de vida mas amava sua mulher criou dezenas de hinos do rock, um filho que é um puta baterista e uma legião de fãs aficionados ate hoje mais de três décadas após sua morte. Não sei as vezes me pego pensando porque damos tanto valor ao Page e as vezes esquecemos de Bonham e Paul Jones e percebo que o Led só deu certo porque eram eles quatro qualquer substituição seria um erro. Se formos pensar isso fez o diferencial do Led, a união, isso que os diferenciou do Cream e do Hendrix.
          Mas voltando ao assunto hoje é aniversario do Bonham, considerado pela Rolling Stones o maior baterista de todos os tempos. Bonham era um baterista autodidata, começou com cinco anos batucando em latas tentando imitar seus ídolos,  Gene Krupa e Buddy Rich, ambos bateristas de jazz. Aos 15 anos ganhou sua primeira bateria, aos 16 entrou em sua primeira banda e aos 17 casou-se com Pat. Bonham ganhou a reputação de barulhento sendo as vezes solicitado para que ele parasse de tocar. Bonham apenas ficou conhecido quando entrou para a Band of Joy onde conheceu Plant. Em 68 com sua banda ruindo Bonham tinha oferta de grandes músicos britânicos da época  nomes como: Joe Cocker e Chris Farlowe ja haviam lhe feito propostas, mas quando Bonham viu Plant se associando a Page não teve duvida seguiu seu companheiro fazendo Page abrir mão de nomes como Ginger Baker (Cream). E entao deslanchou album apos album a reputacao do Led e de seus membros só crescia. Mesmo após o fracasso do Presence a banda nao deixou de crescer, ate o grande desastre. Bonham ja era conhecido por suas bebedeiras, principalmente pelo fato de estar longe de sua esposa ate que um belo dia apos um dos ensaios do Led Bonham dorme na mansão de Page onde é encontrado morto no dia seguinte dando fim ao sonho. Mas deixando para trás sua maior riqueza, sua musica. E alguns ainda juram ouvir os ecos de Bonham espancando sua Ludwig, o que não e muito difícil deve se dizer.

          Bom eu pretendo fazer um especial do Bonham porque tem muita coisa que eu nao botei, mas por enquanto é isso.





Nenhum comentário:

Postar um comentário