domingo, 5 de maio de 2013

Parabéns de 50 anos Atrasadíssimo

Depois de encarar fases determinantes, como acabar com o QuarryMen e trocar de baterista (adeus a Pete Best, que nem era tão best assim), chega a hora de fazer as notas grudarem nos ouvidos, balançar os cabelos ao som do ''Ie ie iê'', provocar gritos histéricos nas jovenzinhas...MOSTRAR A MÚSICA AO MUNDO (sonho lógico de qualquer banda)...Maaaas, nem tudo é tão fácil assim...
Cheios de talento e esperança, o quarteto fez um teste para a gravadora Decca Music e foram recusados por serem tão...bregas. Mesmo assim, eles correram atrás de outras gravadoras e a EMI foi quem lançou eles.

Em 22 de março de 1963, o ''Please Please'' Me foi lançado, o primeiro e mais importante álbum da fase ''ieieiê'' (que a sua avó, a sua mãe e até a tia solteirona curtiram muito)! ''Love Me Do'' foi considerado o primeiro single, destacando o grupo de Liverpool. Outros três singles foram lançados anteriormente e claro, 10 canções (e algumas regravações) de alguma forma, inéditas...8 CANÇÕES COM O SELO LENNON & MCCARTNEY DE QUALIDADE, terminando com chave de ouro, ou melhor, o cover mundialmente conhecido ''Twist and Shout''.
Aquelas 9 horas e 45 minutos no estúdio 2 da EMI em Abbey Road, número 3 foram mágicos...O álbum foi lançado primeiramente e obviamente no Reino Unido ( em versão mono) e então nos EUA surge o ''Introducing The Beatles'', assim como no Brasil e a ''Beatlemania'' ou ''The Beatles Again'', era a mesma coisa, só mudava o nome, a foto, a distribuição das músicas...OK, mudava muita coisa, mas a essência era a mesma. Em 1976, isso mudou...os LP's eram iguais e em 26 de fevereiro de 1987 chegaram os CD's (Aeeeee! Isso mudou a vida de muita gente, acredite). Você prefere o remasterizado ou o original????



Curiosidade: Foi invertido o nome dos caras nas suas 8 composições, ficando MCCARTNEY & LENNON...










1. I Saw Her Standing There - 2:55

Melhor abertura do álbum não há, acredite, aquele rock e aquela energia transmitida na voz de Paul é demais! De acordo com a sua autobiografia Many Years From Now, Paul escreveu aleatoriamente algumas estrofes e Lennon só complementou em setembro de 62, na casa dos McCartney, isso depois de um show em Southport.
A letra ingênua fala da paixão de um cara, na qual ele dança com a tal moça de dezessete anos e de beleza sem comparação... Seu coração explodiu desde que ele a viu parada lá...
Essa música foi um carimbo da carreira do quarteto, letras com a sua pureza e melódicas, até mesmo melancólicas, mas não aqui.


2. Misery -1:47

Uma baladinha de letra reclamona e ''Que merda, tá dando tudo errado''... A guria deixou ele e o mundo está lhe chutando, lhe maltratando...Lennon apresenta um certo deboche, uma ironia, tirando a tristeza e a seriedade da letra, deixando- a mais leve.A composição começou no camarim da turnê de várias bandas King's Hall, na Inglaterra e terminou na casa dos McCartney em Forthlin Road, 20.
Essa era uma música para presentear...Primeiro a cantora pop Helen Shapiro, porém seu empresário, Norrie Paramor achou melancólica demais a letra. Depois o cantor pop Kenny Lynch, mas esta música não o pertencia, mal fez sucesso com ela...Não adianta, era pra ser dos Beatles.
Curiosidade: O produtor George Martim estreou como músico, tocando piano...



3. Anna (Go To Him) - 2:56

Anna, a garota que partiu o coração...E o cara, apela para pequenas chantagens emocionais e o orgulho...Ok, se quiser, vai com ele...
Eu sou apaixonadíssima por essa música e John curtia muito, tanto que cantava nos shows...Seus olhos brilhavam...Essa música é do cantor country Arthur Alexander, porém é mais dramático na voz de John (fora que ele estava rouco, devido uma gripe...Ele consumiu muuuitas pastilhas Zubes e litros de leite para melhorar a voz)...
Curiosidade: Arthur e John cantam ''Go With Him'' e não ''Go To Him''...


4. Chains - 2:21

Uma cara acorrentado de amor por uma garota, clamando por liberdade.
George participa dos vocais com Paul e o John (que toca gaita na introdução). O produtor deles se arrepende em não ter investido mais em George. Essa música segue a mesma linha baladinha que Misery, Boys e Ask Me Why.
Curiosidade: Essa música é do grupo feminino The Cookies.



5. Boys - 2:24

Revelações sobre garotos, amores inocentes e iniciais, beijos...Algumas frases foram mudadas para se mostrar mais masculino e Ringo canta mal...Ele até que se esforçou...
Curiosidade: Essa música é do grupo feminino The Shirelles.



6. Ask Me Why - 2:24

Uma verdadeira declaração de amor e já no início uma tacada em formato de coração ''I love youuuuuuu...And it's truuuuuuuuuue''...Críticos destacam o som aveludado da guitarra. Eu, particularmente, acho que são músicas que transmitem uma certa alegria, você se sente um jovem daquele lugar e daquela época...Isso que eu gosto dos Beatles, o fato de ser o que hoje não poderíamos ser e ter essa inocência e leveza no modo de levar e vida. Curiosidade: É inspirada na canção ''What's So Good About Goodbye'' de Smokey Robinson and The Miracles.


7. Please Please Me - 2:04

Aquela energia da primeira música transmitida vigorosamente nesta...Um cara que agrada a garota e deseja ser agradado...
''Come On Come On Come On Come On
Come On Come On Come On Come On

Please Please Me oh yeah...like I please you''.
Curiosidade: Foi escrita por John na casa da Tia Mimi (que o criou) e inspirado nas músicas de Roy Orbinson...






8. Love Me Do - 2:20

Um pedido de...adivinha? AMOR!
Single que fez estourar a banda, com aquela gaitinha que caracteriza a música...E só ouvi-la, você reconhece que é Love Me Do (influência de ''Hey Baby'', do cantor Bruce Channett). John e Paul escreveram muito jovens, foi uma das primeiras composições e é a única música deles a ser gravada com três bateristas (o produtor George Martim não curtia nenhum e criticou severamente Ringo, ele não acertava...)
Como John não conseguia cantar o ''Do'' no ''Love Me Do'', logo após a gaita...Paul e George deram uma forcinha...
Curiosidade: Paul estava com a voz tremida porque estava nervoso demais...

9. P.S. I Love You - 2:02

Cartas de amor,amor...amor...
Paul achou um tema fácil de escrever. Não é uma música que se destaque tanto, porém percebemos a voz de Paul nitidamente.
Curiosidade: Andy White foi o baterista dessa música, pois como anteriormente citado, Martim não curtia Ringo.









10. Baby, It's You - 2:42

Realmente, não curto muito...Fala sobre decepções amorosas e apela demaaais:
''Don't leave me all alone,
come home''.
Curiosidade: Nem posso criticar muito, porque nem é deles...é do grupo ''The Shinelles''...







11. Do You Want To Know A Secret - 1:55

Quer saber de um segredo? Estou apaixonado por você!

É uma das minhas músicas favoritas, não pela letra, mas musicalmente. E essa música é repleta de curiosidades...A primeira é que foi inspirado na música ''Wishing Well'', trilha sonora de Branca de Neve e os Sete Anões...A segunda é que duas baquetas batendo uma na outra e percebida na finaleira da música...E a última é que George deveria cantar essa música, só que como ele não cantava bem na época, sobrou para o John.





12. A Taste Of Honey - 2:02

AMOOOO DEMAAAAAIS! É a favorita de Paul também, na real, nem eu sabia disso.
Mas, gente...olhem a guitarra...aquela voz ecoada...melhor do que a versão original de Lenny Welch!







13. There's a Place - 1:49

Tomara que todos nós acharemos nessa vida um lugar na mente quando nada estiver bem...Foi inspirada na canção ''Somewhere'', trilha sonora de West Side Story.











14. Twist And Shout - 2:31

Dane-se que é gravada pelos Top Notes...Conhecemos sempre na versão Beatles! Foi nessa música que John arrebentou a sua garganta, percebe-se o quanto ele está rouco, tanto que nem rolou um segundo take.
A letra animadíssima é um pedido para dançar (Ferris B. que o diga no filme ''Curtindo A Vida Adoidado'' que eu amo demais), girar, gritar (Tanto que Paul solta um ''Hey'')...
A guitarra áspera de George, as pauladas na bateria de Ringo, o baixo hipnotizador de Paul...os vocais que se completam e o vocal feroz e esforçado de John, fez a canção ficar foda.


É por isso que Beatles é tão demais assim...


Nenhum comentário:

Postar um comentário