sábado, 5 de novembro de 2011

Semana Robert Johnson #3: O Pacto

Bom, dando continuidade à "semana de 14 dias", hoje eu trago a lenda mais famosa sobre Robert Johnson: A lenda de que ele teria vendido sua alma ao diabo para adquirir a habilidade com a guitarra, que o tornou famoso.
Para enriquecer essa lenda, dizem as más línguas que Johnson geralmente tocava violão durante o intervalo dos outros artistas, das casas de shows (isso já foi confirmado inclusive por seu neto). Como o público não gostava, geralmente pediam para ele parar. Johnson então sumiu por alguns anos. Nesse momento, segundo a lenda, ele teria feito o pacto, porque, quando é dito que ele volta a tocar, ele já volta tocando como o Robert Johnson eternizado nas gravações.
A lenda é a seguinte: Johnson teria ficado à espera do diabo na encruzilhada das rodovias 61 e 49, em uma noite de lua nova, com seu violão na mão. À meia noite, o diabo, na forma de um homem, teria aparecido para afinar seu instrumento.A partir daí, todos que ouvem suas músicas são encantados por ela. No supersticioso sul dos EUA, do início do século, os mitos demoníacos eram comuns. Como Johnson fazia músicas com o tema, como "Crossroad Blues", "Me And The Devil Blues", "Hellhound On My Trail", entre outras, a lenda foi alimentada.


A Hipótese mais provável é que como Johnson era um exímio guitarrista, tudo fosse fruto da inveja dos outros artistas da época.



Um comentário:

  1. Sei lá né meo... O mínimo que se pode dizer a respeito é: Sinistro, muito sinistro...rsrsrsr... Vejam a dramatização no youtube, num episódio de supernatural, do momento em que o capeta teria vindo cobrar o pacto...

    ResponderExcluir