domingo, 29 de março de 2015

Um novo Nata a partir de abril? Alguns planos...



Poucas vezes fiquei tão decepcionado, envergonhado e desanimado para continuar o blog quanto no começo desse ano, mas principalmente em março. Perdi as contas de quantas vezes pedi desculpas aos leitores por minha irresponsabilidade, mas a verdade é que a desorganização apenas potencializa um somatório de fatores. Assim, visando corrigir esses erros que são acumulados desde o início do Nata, passei aqui pra compartilhar com vocês as novas ideias para o blog a partir de abril. Pros mais conectados com a "espiritualidade" do rock'n roll, assim como eu faço, de colocar alguma música enquanto escrevo, me sigam: 


Agora estamos prontos. Vamos lá. 

1 - Planejamento 

Nenhuma empresa funciona na base do boca a boca, e aqui no blog costumamos fazer muito isso. Todas as promessas são tênues e se rompem o tempo todo. Vários exemplos ilustram isso. 

Um deles: eu chego em casa, penso "hum, poderia postar sobre tal disco hoje", entro no computador, vou para a internet, faço zilhões de coisas diferentes. Quando vejo, é perto das 21:00, hora que fecha a contagem de views do dia e eu penso "tá meio tarde, amanhã eu posto numa hora que pode dar mais views". No outro dia, o processo se repete. E no outro. E no outro. Assim, numa semana que "deveriam" sair quatro postagens, saem, no máximo, duas. 

Outro exemplo: Chego pro Leão numa sexta-feira e pergunto se ele pode fazer uma postagem específica, que eu mesmo poderia fazer, mas, sei lá, por ser do Led Zeppelin, Rainbow ou alguma outra banda do tipo - que ele tem mais afinidade - ou por eu ter postado nas últimas 4837534768745 vezes e gostaria de uma folga, prefiro deixar pra ele. Ele diz que tá beleza, até o final do domingo ela vai pro ar. Sossego e penso "bem, não vou postar nada pra nem a minha postagem se sobrepor à dele e nem o contrário". Chega no fim do domingo, e, por falta de comunicação, não temos nenhuma postagem nova, nenhum rascunho, nada do tipo, e eu não estou a fim de cobrir o furo que foi deixado. 

Basicamente, é isso que acontece. Sei que ninguém vai ser tão máquina a ponto de não furar nunca, mas com um planejamento, fica muito mais fácil cobrir uma eventual falha, seja postando algum "tapa-buraco" no lugar, seja intensificando a divulgação de postagens antigas. Isso porque o fluxo de visualizações só se intensifica de verdade quando o blog se mantém fresco e atualizado, seja nas postagens, seja nas publicações no facebook. Assim, a partir de abril, as postagens do blog vão ter planejamento, de planilha mesmo, com postagens obrigatórias, como os aniversários de músicos e de discos. Os dias que sobrarem sem nada vão receber as séries mensais, como Shows Históricos, as de instrumentais, as de épicos, etc. 

Isso vai bloquear o surto criativo, aquela postagem que vem do nada, dá na telha de algum dos colaboradores e vai pro ar no mesmo dia? Não, pois a planilha é apenas uma garantia de que teremos um número mínimo de postagens para cobrir decentemente o mês. Tenho quase certeza que não irão todas pro ar, sempre pode surgir algum imprevisto, mas suponhamos que na planilha estejam planejadas 20 postagens para abril. Certamente, umas 15 delas irão estar lá, talvez mais. Adicionamos, por exemplo, três notícias que acabem saindo durante o mês e pronto: temos um número muito mais consistente e aceitável de postagens no mês. Isso vai ajudar muito na construção de uma base realmente forte de consumidores do blog. 

Assim, o planejamento se faz mais do que necessário: ele é essencial. Por menos promessas irresponsáveis (que acabam não sendo cumpridas) e por mais conteúdo sério e responsabilidade. Os leitores vão agradecer e, posteriormente, nós, vendo o feedback positivo, que certamente virá. 

Provavelmente a primeira música já acabou. Pausa pra mais uma:



2 - Divulgação

Fiquei especialmente preocupado no momento que percebi a queda do número de curtidas na página do face. Estávamos com quase 240, 237 para sermos mais exatos, e caímos para 231. Ok, não parece algo expressivo, mas o pior foi saber que houve uma queda sucessiva quando, na página, sempre tivemos números crescentes. Quando alguém descurtia, alguns dias depois já conseguíamos repor, com sobras, a baixa. 

Isso me fez ter meio que uma epifania hoje. Bem, vocês já tão percebendo isso desde o início da postagem, mas sim, ela se estende a todos os segmentos que envolvem o Nata. Assim, a política dos colaboradores, a partir de agora, vai ter que envolver uma maior divulgação. Quanto mais gente vê o blog, melhor e mais intenso é o feedback, mais motivação teremos para aprimorar o conteúdo, esse tipo de coisa. Por isso que, no final de cada postagem, vai começar a aparecer todas as páginas e meios de divulgação possíveis. Partiu mendigar like memo xD só assim mais gente vai começar a acompanhar regularmente o Nata e aumentar nosso "quórum". 

3 - Valorização

É, principalmente, por esse motivo, que temos que eliminar as promessas não cumpridas. Acima de um blog feito por um zé ruela qualquer, como eu, o Nata é uma marca, um produtor de conteúdo e uma reputação a zelar. Assim, a partir de agora a postura do trio de autores, a saber, eu, a Bruna e o Leão, vai mudar, para preservar a seriedade e credibilidade do blog. Na real, tudo isso que consta nessa postagem tem esse objetivo. Credibilidade inclui ter conteúdo novo regularmente, ter uma boa frequência de aparições nas redes sociais, ou seja, não sumir, e honrar os compromissos. Essa é a nossa ideia daqui pra frente. 

A valorização também vai depender bastante do futuro do blog. Até o momento, a ideia é melhorar a frequência das postagens e dar uma "profissionalizada" no negócio. A partir daí, dando certo, podemos pensar melhor no que fazer com as perspectivas novas. Nunca deixei de considerar a ideia de monetizar o blog, mesmo que não nos dê uma grana expressiva, já poderíamos, por exemplo, fazer algumas coisas diferentes pros leitores, nem que fosse sortear umas canecas do blog, uns chaveiros, sei lá. Aí é a criatividade que manda, mas como eu disse, é coisa pro futuro. Pés no chão e um passo de cada vez. Primeiro é ver o que vai rolar em abril, depois ver se melhora em maio, e assim vamos indo. 

Mas podem ter certeza que essa é a última promessa que vou fazer: vocês vão ver um Nata bem diferente a partir de abril, mesmo sem mudar radicalmente. A mudança tá no background e é o que vai fazer toda a diferença na qual estou depositando as expectativas. E, já começando a nossa nova política, gostaria que ficassem sabendo que agora temos um twitter. O link está aqui, peço que, quem tiver twitter, siga a gente, também divulgamos as postagens lá, além de publicar fotos, vídeos de bandas, tipo o que a gente faz no facebook também. Então, já sabem. Sigam-nos os bons :D

Falando em facebook, ficaria extremamente feliz se vocês nos ajudassem a recuperar todas essas curtidas que perdemos e ajudassem-nos a ganhar mais curtidas. Você, pequeno gafanhoto, que nos acompanha e gosta do nosso trabalho, mesmo que ele seja "semi profissional" (afinal, ainda o fazemos no amor), saiba que ele pode ficar ainda melhor, mais completo, e você mesmo pode ganhar esses mimos que falei antes. Talvez uma caneca artesanal, talvez um chaveiro, camiseta, sei lá. Basta nos ajudar a tornar o Nata realmente grande. Fazendo a sua parte e curtindo, já ficaremos muito felizes, agora, se rolar umas curtidas por tabela, porque você é uma alma caridosa e que realmente se preocupa com o futuro do blog, bem, teremos que pensar em alguma recompensa. No começo, enquanto ainda for de graça o negócio, pode ser, sei lá, uma postagem planejada por você. No futuro, poderão rolar os brindes.  Como falei várias vezes antes, ainda não sei como vai ser tudo isso. Vamos ter o primeiro contato com o planejamento e uma maior seriedade a partir de abril. Espero muito que dê certo. 

Acho que por hoje era isso. Valeu!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário