quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Quinta Underground #14: Led Zeppelin (2ª Parte)

Sim, finalmente, mais de um mês depois de eu ter prometido, e depois de quase um ano sem dar as caras, o Quinta Underground voltou. E voltou do ponto aonde parou: A discografia do Led Zeppelin, uma das gigantes do Rock.

The Battle Of Evermore, Going To California e When The Levee Breaks (1971 - Led Zeppelin IV)

Ahh, o Led Zeppelin IV. O disco "mais" do Led Zeppelin. Com mais clássicos, o mais forte, o que vendeu mais, o mais misterioso. A única música dele que não me agrada é Four Sticks (esse é o único motivo pelo qual eu considero o Machine Head, do Deep Purple, o clássico absoluto do Rock e, consequentemente, o melhor disco da história).
Apesar disso, o Led Zeppelin IV/Zoso/Four Symbols/Untitled é recheado de músicas que não são tão conhecidas, ou porque não fazem parte das coletâneas, ou porque não foram muito tocadas ao vivo, enfim.


The Battle Of Evermore - Dentre as 5 primeiras, que representam uma das sequências mais matadoras do Rock, é a mais esquecida. Pudera, é cercada "apenas" por Black Dog, Rock And Roll, Stairway To Heaven e Misty Mountain Hop. Apesar disso, passa um clima realmente diferente, muito boa.

Going To California - Falam muito em Stairway, mas essa também é uma emocionante balada do disco. Só não é épica como a música supracitada.

When The Levee Breaks - Deixemos de lado as acusações de plágio da música de mesmo nome, de Memphis Minnie, e apenas foquemos no aspecto musical. Uma melodia 100% autêntica do Led Zeppelin (o suposto plágio é apenas da letra), a qual foi feita com bastante experimentalismo (como o "eco ao contrário" da guitarra de Page e a linha de bateria que foi captada com John Bonham tocando no térreo de um prédio mas os microfones no terceiro andar). Merece um lugar aqui, ótima música esquecida pela banda.

Ahh, também sugiro assistirem a esse cover de When The Levee Breaks, feito pela Zepparella. Além das meninas terem um absurdo bom gosto e talento, são extremamente gatas, principalmente a baterista e a guitarrista. Pode ser bem agradável para os leitOres do blog, se é que vocês me entendem xD

The Rain Song e D'yer Mak'er (1973 - Houses Of The Holy)

"O que? Mas são duas músicas conhecidas." Não, você que é fã do Zeppelin. Teoricamente, para falar sobre esse disco, poderia escolher qualquer música, já que esse disco não contém clássicos absolutos do Zeppelin, o que aconteceu com todos os discos até então. Apesar disso, tenho que partir do pressuposto que, se você, leitor que está correndo os olhos nessa frase aqui (e já está impaciente com a minha excessiva descrição ou, se preferir, "encheção de morcilha"), curte Rock e conhece sobre o assunto, conhece algumas músicas desse disco, como The Song Remains The Same e No Quarter (pois as duas foram tocadas no provável último show da história do Zeppelin, o Celebration Day), além de The Ocean e Over The Hills And Far Away (muito tocadas pela banda na década de 70, e presentes nas coletâneas).

O que sobra? As outras 4 composições do disco: as duas escolhidas, Dancing Days e The Crunge. Como as duas últimas, ao meu ver, não merecem estar aqui, pois são desconhecidas pelo simples fato de serem aquém do nível do Zeppelin clássico, escolhi as duas primeiras.

The Rain Song - Acho que é a música com a afinação mais esquisita da história do Led Zeppelin, e olha que o Page gostava de umas afinações loucas. Falando nisso, é uma afinação tão diferente que até o Gabriel falou uma vez "cara, demorei mais pra achar a afinação no violão do que pra tirar a música. Apesar disso, é uma música calma, mas muito bonita. Valem os quase 8 minutos de duração.

D'yer Mak'er - Conhecida? Talvez. Mas acho injustiçada pelo simples fato de NUNCA ter sido tocada ao vivo. Só por isso merece estar aqui.

Hoje foi mais pra voltar mesmo com o quadro, eu sinceramente acho que já escrevi postagens melhores pra esse quadro, mas fica meio restrito quando se fala de Led Zeppelin, são muitas músicas boas e quase todas conhecidas, então quase não sobra música pra fazer o quadro. Mas semana que vem e nas seguintes teremos as "ovelhas negras" do Led Zeppelin, tais como In Through The Out Door, o póstumo Coda e, principalmente, o Presence, geralmente taxado de "pior disco do Led Zeppelin".

Acho que eras isso, galera, valeu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário