quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Plágio ou coincidência? (Parte 1)

Primeiramente gostaria de falar que essa postagem não tem NADA a ver com o Led Zeppelin, antes que me toquem pedras logo pelo título xD

Essa postagem tem como objetivo mostrar, além de possíveis músicas que são desconhecidas de quem lê, as coincidências entre elas, por isso que fica a pergunta: isso seria um plágio de si mesmo (sem piadinhas sobre o AC/DC, por favor), ou então é apenas o fato do artista ter se esquecido daquela música?

Sem mais delongas, vamos começar.

Neil Young - Psychedelic Pill x Sign Of Love

Queria por aqui também o caso de Comes a Time e Field Of Opportunity, que tem o começo EXATAMENTE igual, sendo que são do mesmo disco. A única diferença é que em Field, o começo é pouca coisa mais lento.

Quanto às duas que eu escolhi, só dar play nos vídeos, e já vão entender a semelhança. A primeira é a faixa título do novo disco do bardo canadense. A segunda é do seu penúltimo disco de inéditas, Le Noise (2010, até ganhou um review aqui no Nata). Será que o véio tá gagá em 3 anos, que não se lembra das músicas do último disco? xD


Queen - Crazy Little Thing Called Love x Man On The Prowl

A primeira música, um hit do The Game, de 1980. A segunda, pra mim, soa como uma reciclagem mal feita dela, que aparece no The Works, em 1984. Lembrando que o The Works foi o primeiro passo do Queen rumo ao sucesso após o desastroso Hot Space, então às vezes eu penso: "será que o Queen teve que plagiar a si mesmo para voltar a fazer sucesso?". Penso isso porque no Works, não é a única música que se tem essa sensação. 


Queen - We Will Rock You x Tear It Up

Apesar de Tear It Up ser melhor do que Man On The Prowl, fica muito clara a digamos, "inspiração", em We Will Rock You. A batida, o solo no final da música, as frases de vocal só com bateria, enfim, ouçam para tirar suas conclusões.


Por hoje é isso, galera... na segunda parte, que eu não sei ainda se vai ser a última ou não, trarei algumas músicas do RHCP. Valeu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário