O título pode parecer sinistro, mas é a mais pura verdade, hoje é um dos dias com mais mortes no Rock. Exatamente hoje fazem, simultaneamente, 18 anos da morte de Kurt Cobain, 14 anos da morte de Cozy Powell e 10 anos da morte de Layne Staley.
Para completar a tragédia, morreu hoje o famoso "pai do barulho". Jim Marshall, criador dos amplificadores que levam seu nome, morreu hoje. A causa da morte ainda não foi revelada. Mas enfim, é muita gente pra falar detalhadamente, vou dar um resuminho básico.
Kurt Cobain nasceu em Aberdeen (não a escocesa, a de Washington), em 20 de Fevereiro de 1967. Kurt, junto com o seu Nirvana, foi o responsável por cada banda que surgisse em Seattle assinasse contrato com uma gravadora grande. Junto com bandas como Pearl Jam, Soundgarden, Alice In Chains (a banda do Layne Staley, inclusive), foi um dos pioneiros do grunge. Na minha opinião, o Nirvana, com o Nevermind, foi o responsável pela última revolução do Rock. Kurt morreu em 5 de abril com um tiro na cabeça (a maioria das pessoas dizem que foi suicídio, mas até hoje fica a dúvida se a vagabunda Courtney Love não mandou matar ele).
Cozy Powell foi o músico mais conhecido da "2ª divisão" (chamo assim aqueles músicos que tocaram com todo mundo mas nunca fundaram uma banda grande como o Dio... eu sei que vão me xingar, mas são fatos :P). Nascido em 29 de Dezembro de 1947, Cozy tocou com vários artistas de nome, como Ozzy Osbourne, Black Sabbath, Emerson, Lake and Palmer (que se chamava Emerson, Lake and Powell quando ele tocou), e com a banda do God Brian May também.
Dizem que "Deus protege os loucos e os bêbados", mas Cozy exagerou. Quando morreu, estava dirigindo acima da velocidade permitida, bêbado, debaixo de chuva, sem cinto de segurança, falando com a namorada no celular, quando perdeu o controle do carro numa curva.
Por último, Layne Staley, nascido em 22 de Agosto de 1967, que liderava seu Alice In Chains, e fazia muito sucesso, até que as drogas entraram em sua vida. No começo, a temática das músicas ficou sombria, depois o AIC parou de fazer discos. Por fim, simplesmente pararam de fazer shows, pois Staley não tinha condições, tamanho o seu desgaste físico e mental. Acabou morrendo em 5 de Abril de 2002, após alguns anos de reclusão.
Enfim, fica essa pequena homenagem a essas 4 figuras do rock.
Nenhum comentário:
Postar um comentário