quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Parabéns ao Ilustríssimo: Ian Gillan

"IAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAU. I THAAANK IAAAAAAAAAAAAAAAAAAAU. I THAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAANK IAAAAAAAAAAAAAAAAAAU!" - GILLAN, Ian


Sim, chegou a vez dele. Por incrível que pareça, o Silver Voice nunca tinha ganhado uma postagem de aniversário, então vamos lá. 

Sim, Gillan com uma guitarra
No último dia 19, essa lenda do hard rock completou 69 anos. Aliás, fica aqui o meu "vai tomar no cu" pras viúvas inglesas e americanas que adoram comentar nos vídeos do Deep Purple, criticando o Gillan e, a banda em geral, dizendo que "sem Blackmore, sem Purple". Primeiramente, Lord>>>Blackmore. Segundo, conseguem imaginar o avô de quase 70 anos de vocês subindo num palco e, mesmo nos dias atuais, mandando ver? Com certeza não, afinal, muitos idosos que chegam nessa idade precisam de barras de metal pra se segurar no banho. Imaginem cantar. 

Por último, gostaria de convidar vocês pra um cálculo simples. Blackmore ficou na banda de 1968 a 1974 e, depois, de 1984 a 1993. Somando tudo, temos 15 anos de Purple. Morse tá na banda desde 1995, ou seja, ano que vem ele completa 20 anos de casa. Assim, nem o argumento de que o Morse é novo na banda vocês tem mais, viúvas. Merecem é ouvir Adele mesmo. Têm chance de ver uma das maiores bandas da história todos os anos e ficam enchendo o saco. Enfim.
Voltemos ao aniversariante. Gillan nasceu em Londres, a 19 de Agosto de 1945. Gillan e seus irmãos sempre se interessaram por música e canto, provavelmente uma influência de seu avô, Arthur Watkins, cantor de ópera. Seu grande alcance vocal é característico, bem como a potência e os gritos agudíssimos e rasgados, muito comuns nos shows antigos do Purple.

E como ele conheceu o Purple? Bem, voltemos um pouco no tempo. Gillan começou a estudar aos 4 anos e, inclusive, foi colega de classe de Pete Townshend. Após ver um filme do Elvis e ficar encantado, decidiu que abandonaria os estudos e se tornaria cantor de rock. Assim, Gillan teve algumas bandas durante os anos 60, incluindo o Episode Six, onde conheceu Glover. Ao mesmo tempo que o Episode Six tava na ativa, o Deep Purple já existia, com Rod Evans no vocal e Nick Simper nas quatro cordas, mas Blackmore estava interessado num som mais pesado, algo mais puxado pro Led Zeppelin. Assim, segundo o que se conhece da história da banda, nessa época, o Purple ensaiava de dia com Glover e Gillan e tocava de noite com Simper e Evans, sem, é claro, os dois saberem disso. Depois dos últimos shows marcados com a Mk I, Ian e Roger foram efetivados e, bem, o resto é história. 

Como falar da história do Gillan no Purple é chover no molhado, vou fazer o que normalmente acontece nas postagens de aniversário: deixar pra vocês outros projetos, carreira solo e esse tipo de coisa. Acho que era isso. Parabéns a esse mito e que tenha muitos anos de vida e Purple pela frente ainda :D

Sim, suas puta, Gillan já fez farofa, estilão Crazy Crazy Nights uahsuahushuahusha

Bom, se quiserem mais, procurem pela carreira dele, que é bastante coisa. Acho que eras isso. Parabéns mais uma vez ao mito e... eras isso. Valeu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário