Por ser lendário pelo contexto (como o terceiro dessa série, Queen no Live Aid);
pela quantidade de público presente (como o oitavo da série, sobre os Stones no Rio em 2006);
por não ter público (como o sexto da série, Pink Floyd em Pompeii);
por simplesmente registrar a banda no auge (como o último da série, sobre o INXS em Wembley, 1991)
por ser uma das primeiras performances da banda (como o segundo da série, Led Zeppelin na rádio dinamarquesa em 1969);
ou por ser a última de todas (como o primeiríssimo da série, Pink Floyd no Live 8 em 2005)
Mas quem disse que um show é histórico apenas por motivos positivos? Hoje, esse famoso concerto do Deep Purple está aqui para ser o pioneiro dos shows históricos desastrosos, e para quebrar esse estereótipo.
Acredito que a primeira música é um bom ponto pra começar. O Deep Purple estava com a MK II (Gillan, Blackmore, Lord, Glover e Paice) reunida novamente, para uma turnê comemorativa de 25 anos do Deep Purple e, ao mesmo tempo, turnê do The Battle Rages On, lançamento mais recente da banda. O show em si era uma grande produção para os padrões do Purple, com pirâmides de laser simulando a luta de um dragão contra a própria cauda e afins em Highway Star, primeira música. Bah, legal mesmo, mas pera... CADÊ O BLACKMORE?
Sim, justamente nesse show o homem de preto do Deep Purple deu esse grande vexame. Os outros 4 da banda tem que tocar até o solo de Highway Star sem ele. Eis que chega Blackmore (Gillan até faz uma reverência pra ele, que até hoje me intriga se foi algo espontâneo ou por educação), toca 15 segundos de solo, PARA O SOLO, PEGA UM COPO DE ÁGUA E TOCA NUM CÂMERA! Depois ele termina a música e SAI do palco de novo. É ou não é de ficar um tanto quanto muito puto?
Enfim, essa foi apenas uma das tantas presepadas que Blackmore fez durante o show. Outras, como o início de Black Night, praticamente todas as outras músicas antigas, onde ele só fica solando ao invés de tocar a base, enfim. Só vendo o show pra entender como Blackmore está uma carta fora do baralho ali. E não só pra Gillan, mas toda a banda estava puta com ele.
Fora isso, mais uma das tantas performances incríveis dos outros 4 membros do Purple, e fica o registro histórico da última turnê (e um dos últimos shows) do Deep Purple com o Blackmore.
Agora, sem mais delongas, Come Hell Or High Water
Nenhum comentário:
Postar um comentário