segunda-feira, 24 de junho de 2013

Parabéns ao Ilustríssimo: Don Airey

Vou confessar que foi muita coincidência eu descobrir que o aniversário dele era há 3 dias... fui pesquisar a data de aniversário do Morse e acabei dando uma olhada nas dos outros membros do Purple. Quando eu vi a do Don Airey e olhei pra data no meu pc, foi zuado... muita coincidência, mas enfim, chega de enrolação.

O aniversariante do último dia 21 não é qualquer um. Figura famosa do rock, trabalhou com vários artistas, dentre eles Dio e Ozzy. Em 2002, quando o saudoso MESTRE Jon Lord, cansado da estrada (no caso do Deep Purple, interminável xD), pediu um arrego e saiu da banda, quem estava lá, como um sexto membro da banda por alguns meses, era ele, aprendendo tudo para pelo menos tentar substituir à altura. 

Não que Airey não seja um grande músico. Provou isso nos discos seguintes com o Purple e, na vez que eu vi eles ao vivo, em 2009, aqui em Porto Alegre, ele não decepcionou. Mas Lord era outro nível, arrisco a dizer que foi o maior tecladista de todos os tempos, e um dos maiores gênios musicais. Assim fica difícil não ser contestado. Assim, os primeiros trabalhos de Airey com o Purple soam muito similares ao velho estilo do Lord, como por exemplo aqui. Apenas no último disco deles, o recente Now What!?, o qual eu fiz uma resenha que vocês podem acessar clicando aqui, que Airey fez uma abordagem bem diferente nos teclados, assim como o resto da banda fez no estilo. O disco é bem mais denso, sinistro e pesado, e Airey, com certeza, é um dos destaques nele.

Enfim, pra quem quer conhecer mais um pouco sobre esse aniversariante, sugiro uma audição minuciosa do Bananas e do novo disco, Now What!?. Chega de enrolação, parabéns Don pelos 65 anos, e que venham muitos anos de Rock pela frente com o Purple.









Nenhum comentário:

Postar um comentário