Apesar de eu não falar sobre aniversários e outras coisas que tenham acontecido antes da criação do blog, é dever meu abrir uma exceção para uma LENDA como Robert Johnson, o rei do Blues do Delta.
Nascido em 8 de Maio de 1911, Johnson pode (e deve) ser considerado o pai de qualquer coisa parecida com Blues e/ou Rock'n'Roll que tenha vindo depois.
E por que isso? Porque Robert foi simplesmente o primeiro a fazer algo assim. Seu Blues do Delta é algo pioneiro na história da música. Para se ter uma ideia de quão antigas são suas gravações, Johnson é mais velho que Frank Sinatra e suas músicas não possuem gravação de bateria que, apesar de já existente à época, não foi usada. Além disso, suas músicas foram gravadas em discos de 78 rotações, tecnologia da época.
Johnson também é o "primeiro" membro do famoso "clube dos 27", dos músicos famosos que morreram com 27 anos, dentre eles Hendrix, Janis Joplin e por aí vai. Um dia desses eu faço uma postagem sobre o clube dos 27.
São conhecidas cerca de 25 a 30 gravações de Robert Johnson, além de mais 10 a 15 que são takes alternativos de algumas dessas músicas. Esse ano, quando Johnson completaria 100 anos, foi lançada uma coletânea, intitulada The Complete Recordings (link em inglês) que, como diz o nome, reúne todas as 42 canções, incluindo takes alternativos, de Johnson. O mínimo que deveria se fazer por essa lenda.
Ainda essa semana, terão mais 3 postagens sobre Robert Johnson, incluindo biografia, polêmicas, histórias, etc. Por hoje, só os parabéns (atrasados) ao pai do Blues e do Rock'n'Roll, que sua música viva pra sempre!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário