sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Nata do Rock Apresenta : ZZ Top (Parte 1)

Galera, desculpa pela ausência nesse mês de Agosto. Ando meio sem tempo porque tá chegando a semana de provas, aí o que vem antes é só trabalho, teste e muito estudo. Mas vou fazer umas últimas postagens antes dessas duas semanas de "férias forçadas" do blog. Em Setembro eu pretendo voltar a todo vapor.
Como, das minhas séries atuais, a única que não recebeu uma postagem recentemente é o Nata do Rock Apresenta, resolvi escolher uma banda simplesmente FODA: os texanos do ZZ Top.

O ZZ Top é uma banda de blues rock, country rock e hard rock, formada em 1969, em Houston, no Texas. Na verdade é complicado definir um só estilo pro ZZ Top. No começo da carreira era uma banda de blues rock mesmo, depois, nos anos 80, flertou fortemente com o pop rock e houve um grande uso de sintetizadores. Depois, porém, voltou a uma sonoridade mais pesada.
O grupo é o único da história do rock que está a mais de 40 anos na ativa mantendo sempre os mesmos 3 integrantes: os barbudos Dusty Hill e Billy Gibbons, baixista e guitarrista, e o baterista Frank Beard que, apesar do sobrenome, que significa barba, em inglês, não tem barba, no máximo um bigode.
Surgido em Julho de 1969, o grupo criou seu nome com influências de Z.Z. Hill e B.B.King. O ZZ vem do primeiro, enquanto que o "Top" vem da afirmação que "B.B.King is on the top" na época. Sua formação clássica se deu em Fevereiro de 1970, tendo eles tocado seu primeiro show dia 10. 
O primeiro disco deles, ZZ Top's First Album, foi lançado em 1971. Teve apenas um single lançado, a música (Somebody Else Been) Shakin' Your Tree, que chegou à 50ª posição no Billboard Hot 100. Já Rio Grande Mud, o segundo disco, é, na minha opinião, um dos melhores discos deles, talvez atrás apenas de Tres Hombres e Eliminator. Além do hit Francine (que lembra muito Rolling Stones, principalmente Brown Sugar), há outras ótimas músicas, como Just Got Paid, Whiskey'n' Mama, e Bar-B-Q
Após a turnê de divulgação do disco, o ZZ Top lançou Tres Hombres, em 1973. Esse é um disco com mais blues ainda que os anteriores, começando pela dobradinha Waitin' For The Bus/Jesus Just Left Chicago, além de La Grange e Beer Drinkers And Hell Raisers, uma música que é a cara do ZZ Top. Isso é uma coisa interessante, o ZZ Top é o espírito Tex/Mex em forma de banda. Eles não estão ali para mudar o mundo, apenas querem fazer um bom e velho rock e tomar umas cervejas onde estiverem tocando. E justamente isso é um dos diferenciais que torna o ZZ Top tão foda. Voltando ao disco, Tres Hombres foi um grande sucesso, chegando à oitava posição do Billboard 200.


Fandango!, o quarto disco da banda, lançado em 1975, tem um lado ao vivo e outro em estúdio. Não considero um disco tão bom assim, mas tem ótimas músicas como Heard It On The X, Blue Jeans Blues (um dos blues com mais feeling que eu já ouvi) e, na minha opinião, a melhor música do ZZ Top, Tush. Depois da turnê, a banda lançou Tejas, em 1976 que, apesar de chegar à 17ª posição no Billboard's Pop Albums, teve uma recepção decepcionante. Então a banda resolveu tirar umas férias, lançaram uma coletânea em 1977, e só voltariam, agora barbudos, em 1979,com o lançamento de Degüello, um ótimo disco. Mas isso é assunto pra segunda parte dessa série.





Nenhum comentário:

Postar um comentário