domingo, 3 de junho de 2012

Alguns discos aniversariantes

Bom, pra começar a postagem, resolvi lembrar de alguns discos importantes que andaram fazendo aniversário em Maio, mas foram esquecidos:

Exile In Main St - Provavelmente o disco mais famoso dos Rolling Stones, foi lançado em 12 de Maio de 1971. No último dia 12 fez 40 anos.

Are You Experienced? - The Jimi Hendrix Experience - Não é à toa que dizem que 1967 é um dos melhores, se não o melhor ano pro rock. Bandas como The Who, The Beatles, Rolling Stones lançando grandes discos, e outras como Pink Floyd e The Jimi Hendrix Experience surgindo, cada uma com um debut arrebatador. No caso de Hendrix e sua trupe, bem se aplica a frase "Jimi Hendrix foi o pai do modo setentista de se tocar guitarra; infelizmente não viveu o suficiente para ver seu filho crescer." Grande disco, serviu de influência para todas as outras bandas que surgiram depois. Parabéns pelos 45 anos.

Mas o aniversariante que deu origem à postagem é outro. Apesar do trabalho dos Beatles pós Revolver não me agradar como o que veio antes, há várias boas músicas que mantiveram os besouros como a maior banda dos anos 60 (maior, diferente de melhor, não se esqueçam; melhor é opinião pessoal).
Sim, para mim há várias bandas melhores que os Beatles nos 60, mas isso é assunto para outra postagem. Hoje é dia de falar do disco que fez aniversário ontem, tido pela maioria como o maior disco de todos.
Lançado em 1 de Junho de 1967, o Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band foi uma inovação em todos os sentidos. Os Beatles, que já estavam incluindo psicodelia em seus discos, porém em pequenas doses, quase imperceptíveis, resolve mergulhar de vez nesse mundo. Apesar de não gostar tanto desse disco, é inegável que foi o mais influente, conjuntamente com o Are You Experienced? , na época.
Nesse disco, os Beatles fizeram uma grande jogada de marketing, aliás, essencial para o sucesso que o disco acabou fazendo. Todo aquele esquema de roupas, capa do disco e etcétera, etcétera, etcétera, fez passar despercebido o fato dos Beatles virarem uma banda de estúdio, por não se apresentarem mais ao vivo.
Enfim, o disco se passa como um verdadeiro show da fictícia Sgt Pepper's Lonely Hearts Club Band, começando com uma apresentação (a faixa título), passando por uma apresentação de um dos membros da banda (With A Little Help From My Friends... aliás, será que não é uma evidência da substituição de Paul McCartney, na famosa lenda Paul Is Dead?) e segue, até seu fim, com a absolutamente maluca A Day In The Life.
Enfim, não considero nem o melhor disco dos Beatles, longe disso, mas sim, foi extremamente importante e influente, sendo, aí sim, o maior de todos. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário