sábado, 13 de agosto de 2011

Rock and Roll #2: 60’s70’s


Bom sei que entrei com aquele conceito de dar um norte de o que e rock pro blog e acabei meio que dando uma fugida do tema e acabei postando só a origem e os anos 50. Bom quem perdeu esse post e só clica no link abaixo.


Os Ingleses dominaram o rock dos 60's
            Bom mas agora vamos falar dos melhores anos para o rock and roll ou seja de 60 ao inicio dos 70. Agora quando alguém fala em rock dos 60’s o que você imediatamente pensa? Beatles, Who, Stones, Led, etc... Olhe agora para o plano de fundo do blog. Agora o que essas bandas tem em comum? Todas são Britânicas, e esse era o ponto em que queria chegar.Esse momento e conhecido como:
            Invasão britânica ou British Invasion que foi um fluxo de artistas de rock do Reino Unido (em sua maior parte originários da Inglaterra) que se tornaram populares nos Estados Unidos, Austrália, Canadá e outros países. A Invasão Britânica clássica ocorreu entre 1964 e 1966, mas o termo também se aplica a "ondas" posteriores de artistas britânicos que alcançaram um impacto significante fora da Grã-Bretanha. O sucesso que os Beatles e os Rolling Stones fizeram nesta época foi o responsável por difundir o rock pelo mundo.
            E esse e um conceitos que qualquer pessoa que se diz roqueira deve saber já que essas bandas literalmente moldaram o rock. Agora outro conceito muito importante e o de:
Hendrix era o grande ícone de Woodstock
            Psicodelismo/Acid rock: o acid rock buscava reproduzir os efeitos da maconha e do LSD usando distorções, pedais de efeito, teclados, escalas hindus ou muito volume. Os principais nomes do acid rock foram os grupos: The Doors, Jefferson Airplane, Beatles, Grateful Dead, Love e Jimi Hendrix. Marcantes na evolução do rock nos anos 60 foram os festivais de música, como o de Woodstock em que se apresentaram nomes como o próprio Hendrix e Santana, e o de Monterey, que teve a presença de Janis Joplin.
            Se você se diz fã de Jimi Hendrix você deve conhecer esse estilo. Agora uma pergunta aos vários faz de Beatles em que estilo se encaixa a fase final dos Beatles?

Os Beatles formaram o conceito de banda.
a)     Rock Progressivo
b)     Psicodelismo/Acid rock
c)     Rock Experimental

Bom se você respondeu a letra b) você esta errado a resposta certa seria a c) então ai vai o conceito do Rock Experimental:
Rock experimental: rock que misturava elementos de vários estilos musicais associados ao rock ou não. Costuma ser confundido com o progressivo e/ou psicodélico, embora rock experimental seja a melhor denominação. Caracteriza-se pela complexidade musical elevada. Beatles (fase final), Iron Butterfly, Jimi Hendrix, Frank Zappa e vários outros encaixam-se nessa categoria.
Agora irei falar de um estilo que muitos consideram chato mas em minha opinião e um dos estilos mais ‘‘foda’’ de rock que é o:
Pink Floyd é a banda de progressivo
 mais influentes ate hoje
Rock progressivo: músicas de longa duração, desde os quatro minutos até os discos de uma única faixa; utilização e apropriação de elementos de vários estilos não comumente associados ao rock: a música folclórica (do país da banda em questão), o jazz, a música erudita, o blues, etc. Exemplos mais ilustres: Jethro Tull, Yes, Genesis, Emerson, Lake & Palmer, Pink Floyd e King Crimson, bem como o Rush em meados dos anos 70 e o Marillion nos anos 80.
Vamos agora falar de um estilo que esse sim acho um pé no saco poucas musicas se salvam tavez você saiba que falo do:
Ópera rock: estilo de rock que conta histórias com muitos minutos. As óperas mais famosas incluem Tommy e Quadrophenia, do The Who, Arthur, do The Kinks, S.F. Sorrow, do The Pretty Things, The Wall, do Pink Floyd, The Celebration Of The Lizard King do The Doors, etc…
E para encerrar os anos 60 e de certa forma iniciar os 70 vamos com o ele a ponte do rock o:
Blues rock: esse estilo de rock contém extrema influência de blues, Rolling Stones, The Animals, Janis Joplin, The Beatles, The Doors, Cream e The Who são os precursores. Deu origem ao hard rock. Considerado por muitos um estilo purista.
            Bom essa e grande relação ou ponte 60 e 70 o Blues Rock deu origem ao estilo de rock mais popular dos 70e talvez de todos os tempos falo isso pois a uma grande divisão entre os que preferem o Hard Rock e os que preferem o Rock Clássico ou Invasão Britânica mas parando de enche lingüiça vamos do conceito:
AC/DC é a banda que conseguiu melhor
resistir ao tempo
Hard rock: o estilo que marcou esta década unia a modernidade do rock com estilos como o blues e o jazz. Bandas como Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple, Aerosmith, Kiss, Blue Cheer, AC/DC, entre outras, ajudaram a forjar o estilo. O hard rock se tornou tão popular que suas características acabaram se tornando o conceito de rock para a maioria, o que posteriormente gerou muita confusão ao criar o heavy metal. E ai esta o ponto dos meus posts você não pode levar o conceito de Hard Rock para o rock. Ok!
Agora o estilo de rock mais como poderia dizer? Mais purpurina que é o:
Glam rock: rock com purpurinas e saltos altos, os nomes mais conhecidos internacionalmente são: Sweet, New York Dolls, Gary Glitter, T. Rex, Queen, David Bowie, Roxy Music, Slade, Heart etc.
Mas voltando agora irei falar sobre o estilo que ferrou com rock que é o adivinhem só:
Eis os destruidores do Rock and Roll
Punk/Punk rock: o punk foi um estilo que surgiu no final dos anos 70, quando o rock estava sofrendo um momento de impopularidade e as apresentações ao vivo não estavam fazendo muito sucesso. Pregava o jeito "Faça Você Mesmo" de fazer música, em direta oposição ao som extremamente esmerado do progressivo. Defendia a rebeldia e de certa forma herdou do rock a crítica social. Como principais nomes podem ser citados: Ramones, The Troggs, Sex Pistols, The Clash, Television, Patti Smith, The Stooges(do Iggy Pop) entre outros.
            Bom pra encerra acho importante tirar uma conclusão e a conclusão é que no final da década de 60 houve um retorno a um rock mais direto e primitivo, como uma resposta daqueles que não gostavam da psicodelia, sendo que como resultado a psicodelia sumiu, deixando somente o seu "filho": o rock progressivo.

Bom agora gostaria de deixar registrada uma coisa muito importante eu não inventei nenhum dos conceitos acima foi tudo pesquisado antes de ser escrito ok.

2 comentários: